Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – A Janimar, confecção gaúcha da cidade de Caxias do Sul, poderia ser apenas mais uma indústria de underwear masculina entre as que existem no Brasil. A indústria, porém, está chamando a atenção do mercado brasileiro em função de um dos produtos que fabrica: cuecas de malha de viscose de fibra de bambu. Quando o produto foi lançado pela empresa, no ano passado, respondia por 1% a 2% do faturamento da Janimar. Hoje, junto com outros produtos que também ganharam produção com tecido de fibra de bambu como camisetas, cueca infantil e cueca feminina, ela responde por 5% da receita.
As peças já estão em quase todos os estados do Brasil e agora a empresa quer começar a exportar, inclusive para o mundo árabe. De acordo com o proprietário da companhia, Sidimar Gotardo Remussi, ainda não foram definidas as ações para chegar ao mercado do Oriente Médio e Norte da África, onde estão os árabes, mas os planos incluem vendas por lá. "Os árabes já estão na nossa lista. A população tem um bom poder aquisito e gosta deste tipo de produto", diz Remussi. As cuecas feitas com tecido de fibra de bambu integram a coleção de uma das marcas da Janimar, a Upman, voltada para o público elitizado.
A confecção de Caxias do Sul compra o tecido da empresa Malhas Menegotti, que fica em Santa Catarina. De acordo com a estilista da indústria catarinense, Juliana Santos, a empresa levou dois anos para desenvolver a malha de viscose bambu, chamada na empresa de Tecnobambu, e colocou o tecido no mercado há um ano e meio. "Fomos pioneiros", diz Juliana. A fibra de bambu, com a qual a malha é feita, é importada da Ásia, onde há produção abundante da planta e também indústrias de fibras especializadas no ramo. De acordo com ela, não existem ainda empresas que fabriquem fibra de bambu no Brasil.
A procura por esse tipo de tecido, segundo Juliana, cresceu a partir da divulgação ampla que a imprensa mundial deu ao tema do aquecimento global. "É visível que os consumidores estão mais conscientes", diz a estilista. Alguns tipos de bambu levam apenas 59 dias para estarem prontos para a retirada da polpa, com a qual é feita a matéria-prima da viscose. Já as árvores comuns normalmente levam 20 anos para crescer. "Como o ciclo é rápido não é feita aceleração do processo, uso de agrotóxicos", explica. O resultado final é uma peça de confecção ecologicamente correta.
A fibra de bambu, segundo o dono da Janimar, tem ainda proteção contra raios ultra-violetas, o que fica presente nas cuecas. A underwear da Upman é ainda anti-bactericida e como permite ao corpo respirar melhor, seca logo em caso de umidade. A marca Upman tem como característica a inovação. Na sua cartela de produtos estão ainda cuecas perfumadas, o que é feito com um processo de inserção de microcápsulas de perfume no tecido, peças com forro estampado e com detalhes como etiquetas prateadas. No Brasil, de acordo com Remussi, elas custam entre R$ 20 e R$ 40 para os consumidores finais.
Janimar, de Caxias
A Janimar é dona ainda das marcas Skatekids e Skateboy, além de uma que leva o próprio nome da empresa. A marca Janimar traz cuecas adultas com estilo bem brasileiro, a Skateboys é para o público infanto-juvenil e leva elementos das tribos desta faixa-etária e Skatekids é para o público masculino infantil. A empresa tem capacidade para fabricar 70 mil peças ao mês, de acordo com o Remussi. A empresa foi criada em 1991 por Remussi, a sua irmã Jacira Remussi e a sua sobrinha Janete Facon. Hoje, porém, a propriedade da empresa passou exclusivamente para o empresário Remussi.
A intenção inicial, quando a companhia foi criada, era fabricar apenas roupas de baixo. A confecção, porém, acabou indo para outros setores e produzindo todo tipo de peças. Há cerca de sete anos a empresa, no entanto, foi reformulada e voltou-se exclusivamente ao underwear masculino. A marca Skateboys foi criada então há quatro anos, a Skatekids há três anos e a Upman há dois anos. A empresa já faz exportações esporádicas há cerca de três anos. Já vendeu para Europa e América Central, mas em quantidades pequenas. No ano que vem, porém, pretende investir no mercado internacional.
Janimar
Telefone: +55 (54) 3226 2733
Site: www.janimar.com.br