Geovana Pagel
São Paulo – Há um ano, seis pequenas confecções de Divinópolis, no centro-oeste de Minas Gerais, integram o Divino Minas. O projeto que visa melhorar a competitividade e ampliar negócios deu tão certo que virou marca do grupo. Além de aumentar o número de clientes no mercado interno, os empresários mineiros já fecharam as primeiras exportações. Uma das ações de capacitação do projeto é a profissionalização dos processos de criação e desenvolvimento de coleções, e o estilista Ronaldo Fraga é quem coordena o trabalho. "Muitas marcas da cidade que não possuíam desenvolvimento de produto têm estruturado a equipe de estilo", conta o estilista.
O projeto tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), por meio do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex).
Para estimular e inspirar os criadores, o estilista sempre sugere um tema para cada nova coleção. Segundo Fraga, a estratégia de unir as empresas em torno de uma única coleção tem o objetivo de facilitar o processo de lançamento e a captação de novos clientes. “É mais fácil fazer isso em conjunto”, explica.
A biodiversidade ameaçada da Amazônia e a evolução das espécies e dos comportamentos são algumas discussões que orientam a criação da ColeçãoPrimavera/Verão 2008, cujo tema é Transformação. As novidades incluem moda praia, moda feminina e masculina, jeans wear, malharia e tricô. Entre os modelos, há roupas que misturam técnicas artesanais, como os bordados em contas e linhas, com tecidos naturais e tecnológicos.
A inovação fica por conta de tecidos feitos da fibra de bambu, os de última geração – como os novos jérseys – e da estamparia digital. Os tradicionais algodão e seda também têm espaço privilegiado na coleção.
“Foi criado todo um trabalho de imagem para as confecções de Divinópolis para que o pólo fosse representado em eventos de maior visibilidade. A marca Divino Minas virou referência para o pólo de Divinópolis e sinônimo de garantia de qualidade dos produtos e do atendimento antes, durante e pós venda”, destaca Cacilda Almeida, coordenadora técnica do Sebrae Minas.
A nova coleção Divino Minas foi lançada no começo de junho na Fashion Business, evento paralelo ao Fashion Rio, no Rio de Janeiro. Essa foi a terceira vez consecutiva que o grupo participou da feira que funciona como uma bolsa de negócios da moda. Os empresários mineiros tiveram contato direto com compradores nacionais e internacionais.
“Fizemos 24 contatos com lojistas e distribuidores de diversos países, dentre eles Estados Unidos, Argentina, França, Itália, Irlanda, Jamaica, Costa Rica, Turquia, Líbano, África do Sul e México”, conta o coordenadora do Sebrae. Segundo ela, os empresários que fazem parte da Divino Minas estão bastante focados na conquista do mercado externo. Tanto que o grupo contratou um consultor de negócios internacionais para divulgar a marca.
Antes da participação no Fashion Business, por exemplo, ele enviou catálogos e releases sobre a marca para os importadores. “Também visitamos os hotéis onde eles estavam hospedados para divulgar o estande do Divino Minas na feira”, explica Cacilda.
“Estamos confiantes com os contatos mantidos nessa edição da Fashion Business. Um lojista do México demonstrou muito interesse em nossos produtos. Também devemos enviar amostras para Suíça, Itália e Portugal”, conta o empresário Aderi Antônio Silva Filho, proprietário da Magathus. Fabricante de malha masculina e feminina adulto, a Magathus tem 19 anos de mercado, mas fechou sua primeira exportação só depois que passou a integrar o Divino Minas.
“Fizemos uma venda de 300 peças para a Austrália em abril, resultado da nossa participação no Fashion Business de janeiro." Segundo ele, em menos de dois meses, a lojista australiana já vendeu praticamente 60% das peças importadas de Divinópolis. “Estamos novamente em contato para enviar amostras e catálogos da nova coleção e muito otimistas em relação a novos negócios”, garante.
Especializada em moda feminina, a Sintonia é outra empresa do Divino Minas que está prestes a fechar a primeira venda externa. “Estamos negociando com uma distribuidora sediada em Paris. Ela já viu o nosso mostruário na feira e adorou”, afirma a proprietária Cida Malta. A empresária conta as transformações pelas quais a confecção passou no último ano. “Meu departamento de criação amadureceu bastante. Essa parceria com o Ronaldo Fraga abriu nossa visão. Estamos mais ousados, mais criativos. A Sintonia tem 15 anos e essa foi nossa melhor coleção”, destaca.
O pólo
O município de Divinópolis, com mais de 200 mil habitantes, abriga 1.340 confecções formais que geram mais de 30 mil empregos diretos e produzem 24 milhões de peças de vestuário ao ano. Entre as metas do projeto Divino Minas está o aumento das vendas e da produtividade das empresas em 15% e 25%, respectivamente, até dezembro de 2007.
Contatos
Empresas participantes da Divino Minas
Cactus – +55 (37) 3222-4238
Feriado Nacional – +55 (37) 3222-4696
J Eurides – +55 (37) 3222-8600
Magathus – +55 (37) 3222-5370
Pura Mistura – +55 (37) 3222-2813
Sintonia – +55 (37) 3222-8919

