São Paulo – Jeddah, na Arábia Saudita, vai receber a 3ª conferência da União de Empresários da Organização para a Cooperação de Países Islâmicos (BOU-OIC, na sigla em inglês). Do evento participarão 1,5 mil homens e mulheres de negócios de 50 países para discutir oportunidades de investimentos e formas de ampliar o comércio entre nações muçulmanas. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira irá participar do encontro, que será realizado de 14 a 17 de dezembro.
“Eles irão discutir investimentos mútuos, vão trabalhar maneiras de incrementar o comércio entre eles e formas de atrair investimentos de outros lugares. Também vão buscar desenvolver mais o mercado de produtos halal (que são feitos conforme as tradições islâmicas)”, afirmou o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, que vai participar do evento junto com o executivo de relações governamentais da entidade, Tamer Mansour.
Alaby disse que a participação da Câmara Árabe no evento será como instituição “observadora” e que irá buscar oportunidades para os empresários do Brasil. “Pretendo fazer reuniões e buscar informações [sobre os países árabes participantes] do evento e transformá-las em oportunidades para os brasileiros e aos associados da Câmara Árabe”, disse Alaby.
Entre os países islâmicos participantes há nações árabes, como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Catar, e nações não árabes, como Turquia e Indonésia.
Nesta viagem, Alaby e Mansour pretendem visitar a Câmara de Comércio e Indústria de Jeddah e se reunir com os responsáveis pelo setor de informações sobre a economia da Arábia Saudita. Ele pretende discutir um acordo de troca de informações e notícias entre as duas câmaras de comércio.
Jeddah fica na costa do Mar Vermelho, é uma cidade portuária e maior polo de negócios da Arábia Saudita. É também a principal porta de entrada dos muçulmanos que vão ao país para fazer a peregrinação a Meca.


