Da redação
São Paulo – O Brasil vai sediar a 2ª Conferência Mundial do Café, nos dias 24 e 25 de setembro, em Salvador. De acordo com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o encontro vai criar diretrizes para orientar o mercado internacional do produto. “Vamos definir uma política mundial para o café, estabelecendo regras para a produção e consumo que permitam uma estabilidade de preços”, disse.
Rodrigues vai chefiar a conferência, que terá representantes de 74 países importadores e exportadores de café. O encontro é promovido pela Organização Internacional do Café (OIC) em parceria com o Ministério da Agricultura.
Os cafeicultores enfrentam o problema da depreciação dos preços. Nos últimas duas décadas, houve uma queda entre 50% e 86% nas cotações internacionais do produto.
O tema da conferência será “Lições que surgem da crise: novos caminhos para o setor cafeeiro”. Entre os participantes do evento estão autoridades internacionais como o diretor-executivo da OIC, Nestor Osório, e o presidente do Instituto para Informações Científicas sobre Café (ISIC), Ernesto Illy.

