São Paulo – O índice de confiança do comércio na economia encerrou o primeiro trimestre do ano em queda de 2,1% na comparação com o mesmo período de 2013. De acordo com o resultado da pesquisa divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV), a confiança do setor nos três meses encerrados em março é menor do que aquela verificada em janeiro e fevereiro.
Para calcular o otimismo do comércio, o Ibre utiliza um sistema de pontos. Quanto mais pontos a pesquisa indica, mais otimista está o setor. Em março, porém, o índice chegou a 119,2 pontos ante 121,7 pontos alcançados em fevereiro.
Entre os segmentos, a confiança do setor atacadista caiu 1,6% em comparação com fevereiro, a do setor de veículos, motos e peças caiu 13,8%, a do segmento de material de construção teve redução de 4,3%. A mesma pesquisa avaliou o que o setor espera para os três meses seguintes. O índice que mede esta expectativa cresceu 4,2%. Em fevereiro, a alta havia sido de 2,6%.

