São Paulo – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou nesta quarta-feira (25) com o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al-Thani, sobre a situação do conflito na Faixa de Gaza. De acordo com nota divulgada pela Presidência da República do Brasil, eles falaram sobre a importância da abertura de um corredor humanitário e da libertação dos reféns, da necessidade de cessar-fogo e de evitar uma escalada no conflito.
De acordo com a nota, Lula destacou o relevante papel desempenhado pelo Catar nas tentativas de mediação do conflito entre Israel e o Hamas. Segundo a Presidência da República, Brasil e Catar coincidem sobre uma solução de dois Estados, Israel e Palestina, convivendo juntos e em paz. Lula também manifestou ao emir a preocupação com a situação do grupo de brasileiros que ainda está na Faixa de Gaza, à espera de repatriação.
O presidente brasileiro teve uma série de contatos com líderes de outros países nos últimos dias com o intuito de promover uma solução que restabeleça a paz, entre eles com os árabes Mahmoud Abbas, da Autoridade Palestina, Abdel Fattah el-Sissi, do Egito, e Mohammed bin Zayed Al Nahyan, dos Emirados Árabes Unidos. O Brasil também atua na Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) por um desfecho de paz em Gaza.