Agência Sebrae
São Paulo – Jovens empreendedores de 50 países estarão em São Paulo no próximo ano para participar de um dos maiores encontros gobais de empreendedorismo: o Congresso Mundial de Jovens Empreendedores. O Brasil será o primeiro país da América do Sul a sediar o evento, que acontece de 15 a 17 de março, no Anhembi, em São Paulo. O congresso é promovido pelo Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo e tem o apoio do governo do Estado de São Paulo.
O Congresso Mundial de Jovens Empreendedores foi criado no Canadá em 1993 como parte das conferências globais da Organização das Nações Unidas (ONU). A cada ano acontece em um país diferente. Nas edições anteriores foram assinadas joint-ventures de até US$ 35 milhões. O tema do encontro do ano que vem será "Vamos fazer um novo negócio". O objetivo é promover o networking, criar parcerias e gerar negócios entre os jovens empreendedores e pequenas e médias empresas de vários países.
Segundo o secretário-geral do Congresso e presidente da Universidade Mundial do Comércio, Sujit Chowdhury, São Paulo foi escolhida entre as demais concorrentes, da Tailândia, África do Sul e Coréia do Sul, por ser uma cidade de negócios. "É a 20ª economia do mundo. São Paulo e o Brasil estão se preparando para ingressar na economia global de forma sustentável. Precisamos estimular o empreendedorismo na América do Sul", disse o secretário-geral, no lançamento do Congresso, hoje (27) pela manhã no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado de São Paulo.
São esperados mais de mil participantes nos três dias de evento. A organização estima também que mais de 100 joint-ventures sejam fechadas. A expectativa é que o Congresso movimente o mercado brasileiro e impulsione o potencial de negócios nos segmentos da indústria, agronegócio e alimentação, serviços, turismo, design e moda, marketing e propaganda e transporte.
"É preciso fazer com que as micro e pequenas empresas já nasçam com a visão global de mercado e este Congresso será uma passo importante na educação desses novos empresários. Os empreendedores de todo o mundo poderão trocar informações sobre seus negócios, conhecer novos mercados. O Congresso será mais uma forma de impulsionar o empreendedorismo no Brasil", disse o diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo, Alencar Burti.
O Congresso contará com uma programação intensa. Haverá palestras com líderes políticos, econômicos e empresariais de diversos países. Acontecerão também workshops interativos, mesas redondas, análise de casos de sucesso e premiação de jovens empreendedores. A novidade fica por conta do Virtual Trade Show (VTS), uma feira de negócios virtual em que os empresários poderão negociar seus produtos por meio da rede mundial de computadores e conhecer as características de diversos países e compradores do mundo.
Serviço:
Congresso Mundial de Jovens Empreendedores
Data: 15 a 17 de março de 2006
Local: Anhembi, São Paulo
Informações: www.wsyebrasil.com.br

