São Paulo – O desenvolvimento do mercado halal e a transformação digital do comércio com os países árabes estarão no cerne das atividades da Câmara de Comércio Árabe Brasileira em 2023. A instituição apresentou a sua agenda para o ano nesta quinta-feira (09) em um evento híbrido voltado para empresas brasileiras e árabes. Além do calendário, no encontro foram mostrados os passos que a Câmara Árabe está dando em relação ao universo digital, com o avanço da sua plataforma Ellos, que leva para o eletrônico os processos de comércio do Brasil com os países árabes (leia mais sobre o assunto).
“Um dos nossos maiores destaques em termos de atividades é o início das operações do projeto Halal do Brasil”, disse a diretora de Marketing e Conteúdo da Câmara Árabe, Silvana Gomes (foto acima). O Halal do Brasil é uma parceria da Câmara Árabe com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que tem como meta inserir 500 empresas brasileiras no mercado internacional halal em 30 meses, com investimento de R$ 15,4 milhões. O objetivo é diversificar a pauta atual, aumentando o fornecimento de alimentos industrializados para países que consomem segundo as regras do Islã.
O avanço no mercado halal estará entre os objetivos da presença da Câmara Árabe na Gulfood, feira do setor de alimentos e bebidas que ocorre de 20 a 24 de fevereiro em Dubai, nos Emirados, e para a qual a instituição vai levar 11 empresas expositoras. A Câmara Árabe fará um workshop no dia 21 pela manhã para falar às empresas brasileiras sobre a certificação halal e um coquetel de networking no dia 23 entre empresários brasileiros e importadores de halal, ambos em Dubai. A Câmara Árabe estará em dois espaços na Gulfood, um no Hall 2, para os setores em geral, e um no Pavilhão de Proteínas.
Pelo Halal do Brasil estão programadas 14 ações em 2023, como participação em feiras, missões e iniciativas para sensibilização em relação ao projeto, além de treinamentos sobre a certificação halal. Serão levadas empresas brasileiras para as feiras Mihas, em setembro na Malásia; Anuga, em outubro na Alemanha; Sial, em novembro na Indonésia; Saudi Halal, em novembro na Arábia Saudita; e Food Africa, em dezembro no Egito. Também será realizada missão para a África do Sul em junho.
Estão no calendário ações em diferentes regiões do mundo porque o objetivo do Halal do Brasil não é explorar esse segmento apenas em países árabes. Segundo dados citados por Silvana Gomes em sua apresentação, na Malásia quase 70% da população é muçulmana, na Indonésia, esse percentual é de 90%, e na África do Sul, apesar de apenas 6% dos moradores serem islâmicos, o consumo de halal é feito por quase 40% dos habitantes. O Egito, um país árabe, tem acordo de livre comércio com o Mercosul, o que incentiva o comércio, e a Arábia Saudita tem importante papel na segurança alimentar da região.
“Vale destacar que em todas as feiras que nós participaremos, nós levaremos mais empresas para um programa de imersão no mercado, promoveremos missões comerciais em paralelo, onde as empresas vão poder compreender o mercado, olhar o varejo, conhecer os principais interlocutores da esfera regulatória”, explicou Silvana. Com as capacitações sobre o halal, as empresas receberão informações sobre os mercados e os requisitos para conquistarem a certificação halal. “As empresas contarão também com apoio para ter a primeira habilitação halal da planta”, afirmou a diretora.
Voltado ao tema do halal, a Câmara Árabe também promove, em outubro deste ano, o fórum Global Halal Brazil, juntamente com a certificadora Fambras Halal, na capital paulista. Além de conteúdo sobre o halal, no evento serão realizadas rodadas de negócios e outras atividades amparadas pelo Halal do Brasil e com o propósito de tornar a segunda edição maior do que a primeira, que foi em 2021. Na ocasião, serão celebrados os 20 anos da Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA), com a promoção de uma press trip de jornalistas árabes para conhecer o potencial produtivo do Brasil.
Startups, supermercados, esportes
Ainda neste mês de fevereiro, a Câmara Árabe promove uma missão de startups brasileiras ao mundo árabe, por meio do seu hub de inovação, o CCAB Lab. As empresas terão atividades nos Emirados e no Catar entre 26 de fevereiro e 03 de março, e ainda há vagas para startups interessadas em participar. No mês de maio, a Câmara Árabe promove a participação de mais de 20 empresas árabes na maior feira de supermercados do mundo, a Apas Show. “Tivemos uma grande procura de empresas árabes buscando o mercado brasileiro”, disse Silvana. Segundo a executiva, ainda há vagas para ser expositor.
Além dessas atividades, a Câmara Árabe realizará muitas outras dentro dos seus comitês, como o Wahi – Mulheres que Inspiram, voltado para a aproximação entre empresárias do Brasil e dos países árabes, a Casa Árabe, que promove a cultura árabe no Brasil, o Ryadah, um think tank para oportunidades no segmento de esportes entre árabes e brasileiros, o comitê Jurídico, que visa produzir conteúdo e amparar empresas nos assuntos relacionados à área jurídica no comércio Brasil-Países Árabes, e de Turismo, que tem como objetivo aumentar o fluxo de turismo e investimentos no setor entre as regiões.
Para mais informações:
Câmara Árabe
+55 (11) 3145 3200
comercial@ccab.org.br