São Paulo – O Líbano passou a ter um conselho de cidadãos brasileiros. O grupo foi formado, oficialmente, nesta segunda-feira (16), em Beirute, e vai dar apoio a brasileiros que vivem no país árabe. "A missão do Conselho de Cidadãos Brasileiros em Beirute (CCBB) é de ser uma ponte de comunicação entre o Consulado Geral do Brasil no Líbano e os cidadãos brasileiros residentes no país e vice-versa", explica o escritor e pesquisador brasileiro Roberto Khatlab, que mora no Líbano e será secretário-executivo do conselho.
A criação do conselho é uma iniciativa do cônsul-geral do Brasil no Líbano, Michael Geep, que será o presidente do grupo de forma permanente. O grupo tem oito integrantes, brasileiros que vivem nas oito regiões do território libanês, segundo informações de Khatlab. Houve uma posse oficial do conselho, nesta segunda-feira, no Consulado Geral do Brasil no Líbano, na qual também esteve o cônsul-geral adjunto, Luiz Eduardo Pedroso.
“O cônsul-geral, após experiência de guerra no verão 2006 e o enorme trabalho de evacuação dos brasileiros no Líbano – mais de três mil pessoas foram evacuadas com sucesso -, viu a necessidade de fortificar uma linha direta com os brasileiros no Líbano para enfrentar qualquer dificuldade que venham a ter, assim como manter a comunidade informada das novidades do Consulado-Geral”, afirma Khatlab.
Existem vários conselhos de cidadãos brasileiros ao redor do mundo. Eles foram lançados em 1997, por iniciativa do governo federal, e seguem os dispositivos do Manual de Serviço Consular e Jurídico do Ministério de Relações Exteriores. Mesmo assim, o conselho no Líbano tem um estatuto, que descreve as competências do grupo, determina que as atividades não serão remuneradas e nem serão políticas, religiosas ou ideológicas.
Além de Khatlab, viraram conselheiros Creuza Maria Vieira Marques Zaim, José Romanos, Khaled Haymour, Maria Aparecida Vitt Hijazi, Osmat Chafrafeddine, Ramez Labaki e Toni Kaddissi. Khatlab foi escolhido pelo grupo como secretário-executivo. Na primeira reunião, além da posse e aprovação do estatuto, Khatlab também apresentou os resultados e discussões da 2ª Conferência Brasileiros no Mundo, que ocorreu no Rio de Janeiro em outubro, da qual ele participou.
“O CCBB tem como meta inicial incentivar que os brasileiros se matriculem no consulado para um maior conhecimento do número de brasileiros residentes no Líbano e também uma preparação para cadastro e recadastro de títulos eleitorais para as eleições de 2010. O conselho pretende organizar encontros dos brasileiros, em cada região, para formar uma comunidade coesa e informada sobre o Brasil”, diz Khatlab.

