São Paulo – O embaixador Hassine Bouzid (à dir. na foto acima), presidente do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia, disse à ANBA que o colegiado decidiu realizar uma série de ações de promoção do comércio bilateral nos próximos dois anos, em reunião realizada em Túnis na semana passada. Bouzid é presidente do órgão pelo lado tunisiano, ao passo que o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun (à esq. na foto acima), que também participou da reunião, é presidente pelo lado brasileiro.
Entre as ações, ele destacou a participação da Tunísia na feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas Show) em 2019, com uma missão empresarial organizada pelo Ministério do Comércio do país. Empresários tunisianos têm apresentado seus produtos nas últimas edições da mostra em estante organizado pela Câmara Árabe.
O conselho decidiu também realizar uma semana brasileira em Túnis no próximo ano e uma semana tunisiana em São Paulo em 2020.
“A reunião permitiu estabelecer as linhas gerais do programa de trabalho do conselho para o próximo período”, disse Bouzid, que já foi embaixador da Tunísia no Brasil. A próxima reunião do órgão irá ocorrer em São Paulo em 2019, paralelamente à Apas Show. O encontro do Conselho Brasil-Tunísia foi encerrado pelo vice-presidente da União Tunisiana da Indústria, Comércio e Artesanato (Utica), Hichem Elloumi (ao centro na foto do alto).
Conforme a ANBA noticiou na sexta-feira, a delegação brasileira ainda se encontrou, em Túnis, com o secretário de Estado de Assuntos Estrangeiros, Sabri Bachtobji, que também já foi embaixador do Brasil. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, visitou a Tunísia na sexta.
As exportações do Brasil à Tunísia estão em alta. De janeiro a junho, os embarques renderam mais de US$ 175 milhões, um aumento de 40,6% em relação ao mesmo período do ano passado. As importações, no entanto, caíram 5,7% na mesma comparação, para US$ 13,27 milhões.
Os principais produtos tunisianos comprados pelo Brasil são material elétrico, azeite de oliva, fosfato, itens de vestuário e tâmaras. Na outra mão, o Brasil vende para o país árabe especialmente açúcar, soja, café, óleo de milho e laminados planos. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).