Algérie Presse Service
Rabat (Marrocos) – O conselho executivo da Organização Árabe para o Desenvolvimento Industrial e da Mineração (AIDMO), se reuniu no domingo (21) em Rabat, capital do Marrocos, para montar uma estratégia para o desenvolvimento industrial dos países árabes. O representante argelino na AIDMO, Youcef Ramdani, disse que as prioridades da Argélia envolvem o controle tecnológico, o desenvolvimento do comércio, a redução das exportações de matérias-primas e a criação de um sistema aduaneiro unificado entre os países árabes.
"Temos uma visão global no que diz respeito ao desenvolvimento industrial nos países árabes", afirmou Ramdani. "Nas propostas enviadas ao conselho executivo da AIDMO, a Argélia dá total prioridade ao controle tecnológico, redução das exportações de matérias-primas, criação de um sistema aduaneiro unificado para os países árabes, utilização dos serviços oferecidos por centros científicos especializados e o desenvolvimento de tecnologias da comunicação", acrescentou.
O representante da Argélia enfatizou que as metas são a satisfação das necessidades do mercado industrial árabe, a geração de novos empregos, a restrição da dependência em mercados do ocidente e a criação de uma indústria árabe integrada.
As propostas que forem aceitas serão levadas ao conselho ministerial da organização, que deve se encontrar antes do fim do ano em Cartum, no Sudão. O conselho então reunirá as propostas para montar as estratégias, que serão discutidas na cúpula da Liga Árabe, em março do ano que vem em Argel.

