São Paulo – Os membros do Conselho dos Expatriados Sírios estão em São Paulo para a realização de seu 8º encontro. O evento, que acontece anualmente, teve sua última edição na Áustria, em 2009. Este ano, o principal objetivo do encontro é a discussão de possibilidades de aumento nas relações comerciais, turísticas e de investimentos entre Síria e Brasil.
“Esta reunião anual do conselho em São Paulo segue a visita do presidente da Síria, Bashar Al-Assad, ao Brasil, na qual se reforçou a "relação histórica entre os dois países e dois povos amigos”, declarou Joseph Sweid, ministro dos Expatriados da Síria, em entrevista concedida à ANBA, pouco antes de a delegação árabe assistir à apresentação da Orquestra Jovem Tom Jobim, no auditório do Parque do Ibirapuera.
“Os executivos sírios também estão trabalhando para exercer um papel importante para aumentar o comércio entre árabes e brasileiros. O Salim Schahin é presidente do Conselho dos Empresários Síria-Brasil, pelo lado brasileiro, e isto reforça nossas relações nos setores econômicos, de investimentos, de turismo e com o governo”, completou o ministro.
Salim Taufic Schahin, que é membro do Conselho dos Expatriados e presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, também destacou a importância da visita do presidente sírio ao Brasil e ainda a do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ao país árabe. Segundo ele, após estes eventos, foram iniciados importantes contatos para cooperação mútua.
“O principal assunto que vamos discutir amanhã (durante o encontro) é a possibilidade de se fazer um grande fórum entre Síria e Brasil, com a possível vinda de diversos ministros para mostrar o que é a Síria para os brasileiros. Poderemos trocar ideias e investir na Síria, para ampliar as relações comerciais, o turismo e termos investimentos dos dois lados”, disse.
Além do encontro que acontece neste sábado (20), o grupo realizará uma visita ao Lar Sírio, no domingo (21).

