Geovana Pagel
e Alexandre Rocha
São Paulo – A segunda reunião do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia, realizada ontem (26) na sede da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) como parte da 2ª Jornada Tunisiana de Negócios, definiu diversas ações para incentivar as relações comerciais entre brasileiros e tunisianos.
Uma das primeiras medidas será a realização de um estudo de mercado que vai identificar 10 produtos tunisianos com potencial de exportação para o Brasil.
"É necessário que ocorra uma troca de informações de forma mais efetiva entre os dois países", disse o presidente da CCAB, Paulo Sérgio Atallah.
O encontro definiu que empresários de países árabes, entre eles a Tunísia, terão um estande exclusivo durante a feira Internacional de Produtos, Serviços, Equipamentos e Tecnologia para Supermercados – Expo Abras, que será promovida pela Associação Brasileira de Supermercados(Abras) entre os dias 13 e 16 de setembro no Rio de Janeiro.
História
O vice-presidente de marketing da CCAB, Rubens Hannun, que também é cônsul honorário da Tunísia em São Paulo, contou que o conselho foi criado em 2002, durante a realização da 1.ª Jornada Tunisiana de Negócios. O órgão tem seis representantes de cada país.
"O conselho foi criado aqui na Câmara, no mês de março de 2002, e no final daquele mesmo ano os seis representantes brasileiros se encontraram com os tunisianos, durante uma missão realizada na Tunísia", disse.
Joint-venture
"Foram discutidos alguns projetos interessantes como parcerias na área de calçados e couros, inclusive a possibilidade de ser feita uma joint-venture entre tunisianos e brasileiros", afirmou Nahid Chicani, diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e representante da entidade no conselho.
Segundo ele, existe a possibilidade de, por exemplo, se montar uma fábrica de calçados com investimentos brasileiros e tunisianos na Tunísia para exportar produtos para mercados árabes, europeus e africanos.
"Esta é a nossa intenção. Mas a idéia ainda precisa ser bastante amadurecida", disse.
Mais cedo, o presidente do Centro de Promoção de Exportações da Tunísia (Cepex), Ferid Tounsi, já havia falado sobre o assunto.
De acordo com ele, um dos empresários da delegação de 15 tunisianos, que está no Brasil para a 2ª Jornada, foi contatado por um representante brasileiro do setor que ficou interessado em explorar conjuntamente o mercado europeu. Isso porque a Tunísia tem um acordo de livre comércio com a União Européia.
"A matéria-prima brasileira é muito boa", disse Tounsi.
A próxima reunião do conselho será realizada entre os meses de março e abril de 2005, na Tunísia.

