Geovana Pagel
São Paulo – O Brazilian Health Products (BHP), um consórcio de exportação formado por pequenas e médias empresas da indústria de artigos médicos e odontológicos da região de Ribeirão Preto, em São Paulo, fechou contratos de exportação no valor de US$ 192 mil na feira Arab Health, realizada em janeiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A perspectiva de vendas para a região, nos próximos 12 meses, é de US$ 3,9 milhões.
De acordo com o gerente operacional do consórcio, Mauricio Penha, o projeto abrange desde a universidade até os fabricantes do setor. Segundo ele, o contato mais próximo com os países árabes ocorreu em dezembro do ano passado, quando participou da Semana do Brasil em Dubai, também nos Emirados.
“A missão foi mais para divulgar a imagem do Brasil, mas foi muito bom para conhecer e fazer estudo do mercado, que é altamente promissor”, afirma.
Penha diz que ficou fascinado com os Emirados. “Quando cheguei ao aeroporto parecia que eu estava entrando em uma multinacional, onde todo mundo é treinado, educado e gentil”, afirma.
A expectativa de negócios foi confirmada em janeiro deste ano, quando ele retornou para os Emirados para participar da Arab Health. “Eu já tinha percebido que Dubai é uma zona livre e funciona como porta de entrada para os países árabes”, garante.
Na Health, os representantes das empresas que integram o consórcio, hoje formado por 15 empresas (de Ribeirão Preto, Cravinhos, São Carlos, Araçatuba, São José dos Campos e São Paulo), ficaram em um estande coletivo, do qual a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório (Abimo) também fazia parte.
“A maioria das vendas foi para Arábia Saudita, Emirados Árabes, Catar, Kuwait e Omã”, afirma o gerente. Os negócios fechados na feira renderam US$ 192 mil, com estimativa de chegar a US$ 3,9 milhões, nos próximos 12 meses.
Como surgiu o consórcio
Penha lembra que tudo começou com uma pesquisa realizada pela Agência de Promoção das Exportações Brasileiras (Apex), em 1997, para identificar o potencial de cada região do Brasil. “Ribeirão Preto foi identificado como grande um pólo da área da saúde”, explica.
Em 1999, segundo ele, foram realizadas as primeiras palestras de sensibilização para criar o projeto. “O apoio do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), da Abimo, da Apex e do Sebrae/SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) foram imprescindíveis”, garante.
No ano seguinte, foi iniciada a elaboração do projeto e também o planejamento estratégico para definir onde queriam chegar e o que seria necessário mudar.
“Para exportar era necessário melhorar a qualidade do produto, da mão-de-obra, conquistar certificação e disseminar a cultura exportadora. Era necessário treinamento e capacitação, muito preparo e trabalho”, explica.
“No dia primeiro de abril de 2002 foi criado o consórcio BHP, formado na época por 10 empresas (seis da área médica e quatro da odontológica)”, conta o gerente.
Em 2002, o consórcio participou de quatro feiras internacionais (FIME, em Miami/EUA, FDI, em Viena/Áustria; Expodental Internacional, em Milão/Itália e a Médica, Düsseldorf/Alemanha) e aumentou o volume de exportações em 74,33%.
As vendas foram destinadas principalmente para América Latina, países do Leste europeu, Norte da África, Ásia e Oriente Médio, gerando uma receita de exportação de US$ 1,3 milhão.
No ano seguinte, foram oito participações em feiras internacionais, incluindo a participação na Semana do Brasil em Dubai, nos Emirados Árabes, e um crescimento de mais de 64%. Em 2003, a receita de exportação foi de US$ 2,2 milhões.
Neste ano, o consórcio deve voltar a marcar presença nas mais importantes feiras internacionais das áreas médica e odontológica. “Esperamos um crescimento de, no mínimo, 20% em 2004”, afirma o gerente operacional do BHP.
Contato
Telefone: 55 16 3931.3535
Site: www.bhphealth.com

