São Paulo – A construção civil contribuiu com 11,6% do Produto Interno Bruto (PIB) não petrolífero da Arábia Saudita no segundo trimestre deste ano, segundo notícia do site Arab News, com base em informações do vice-ministro no Ministério dos Assuntos Municipais, Rurais e Habitação, Abdullah Al-Budair. Ele disse que a Arábia Saudita diversifica a economia, seguindo o plano estratégico Visão 2030.
Falando na exposição Restatex Jeddah Real Estate, Al-Budair citou o desenvolvimento do setor imobiliário do país como um dos pilares vitais da economia. Ele disse que as atividades imobiliárias representaram 14,5% da economia não petrolífera do país no segundo trimestre e acrescentou que o ministério está trabalhando para melhorar o setor com a facilitação de investimentos.
De acordo com o vice-ministro, o setor habitacional atualmente contribui com 115 bilhões de riais sauditas (US$ 30,59 bilhões) para o PIB do país. Abdullah Al-Budair disse também que os ativos imobiliários representam 15% da carteira do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita.
O vice-ministro falou que estão em andamento projetos que vão disponibilizar 30 mil unidades habitacionais em Jeddah e que há projetos para implementar mais 30 mil unidades na província de Meca, onde fica Jeddah. Durante o evento, Al-Budair e o prefeito da província de Meca, Saleh Al-Turki, entregaram 900 unidades habitacionais aos beneficiários do projeto Al-Jawhara Residence.