Silwan Abbassi*
Brasília – As obras para a construção de um túnel ligando o Marrocos à Espanha, cujo custo é estimado em US$ 6 bilhões, devem começar em dois anos, segundo informa o jornal árabe Al Hayat. O plano é construir um túnel de 42 quilômetros, dos quais 28 sob o mar, com uma ferrovia que cruze o Estreito de Gibraltar. Pelo túnel serão transportadas anualmente 8 milhões de toneladas de cargas e veículos e cerca de 9 milhões de passageiros. O movimento de passageiros entre os dois países é atualmente de 30 milhões de passageiros. A fase de estudos deve estar completa em 2008.
Atualmente o principal meio de transporte entre Tanger, no Marrocos, e o sul da Espanha é uma balsa que faz a travessia. O projeto foi inspirado na construção do Eurotúnel, que liga o Reino Unido à França, e os planos são para que a ferrovia ligue Punta Malabata no Marrocos (próximo a Tanger) com Punta Palomas, na Espanha (próximo à cidade de Tarifa).
Pelos estudos, as receitas anuais do túnel devem corresponder a aproximadamente 13% do total investido e estes custos serão menores do que os do Eurotúnel pois estarão distribuídos em um período mais longo.
Os projetos para desenvolvimento do túnel incluem também estudos econômicos, de engenharia e ambientas, além do desenvolvimento de um banco de dados sobre a situação sócio-econômica das pessoas que viajam entre a União Européia e os países do Magreb.
O projeto tem atraído a atenção de financiadores e empresas de investimento imobiliários dos países do Golfo Arábico, que têm interesse em participar do projeto.
*Tradução de Mark Ament

