Silwan Abbassi*
Brasília – O setor privado não-petrolífero deverá crescer 6% ou mais na Arábia Saudita até o final deste ano. Esse crescimento deverá aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) do país para o ano corrente. As informações foram publicadas pelo jornal árabe Asharq Alawsat.
O setor de construção é o principal responsável por esse crescimento, com investimento contínuo em bens de capital e projetos governamentais de infra-estrutura de grande porte. Alguns projetos em andamento no país estão avaliados em até 225 bilhões de riais sauditas (US$ 60 bilhões) cada.
O governo saudita anunciou que vai aumentar ainda mais seus investimentos em infra-estrutura, acompanhando o crescimento populacional do país. O setor de cimento é o maior beneficiado, devido à demanda permanente do setor de construção.
Um plano para aumentar a capacidade de produção de cimento na Arábia Saudita vem sendo implementado em etapas, com conclusão prevista para 2008. Também foram abertas novas fábricas. A produção total nacional deve aumentar para 40 milhões de toneladas por ano. As companhias fabricantes de cimento deverão receber, no futuro, investimentos de mais de US$ 4,8 bilhões.
O governo saudita reservou um orçamento especial para o setor de construção, principalmente para a construção de estradas e pontes. O setor de construção está presente em todos os demais setores, como educação, saúde, comunicações e transporte. Todos esses setores precisam de infra-estrutura e de projetos de construção.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

