São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira promoveu nesta quinta-feira (23) um almoço em homenagem ao cônsul geral da Síria em São Paulo, Ibrahim Issa, que está deixando o cargo e vai retornar seu país. Issa, que permaneceu no posto por um ano e meio, agradeceu a todas as entidades brasileiras formadas por imigrantes sírios e seus descendentes.
“Eu posso dizer que tentei, com todas as minhas forças, cumprir meu dever e exercer minha missão, servindo meu país com sentimentos de patriotismo e fidelidade e talvez, como consta no convite [da Câmara Árabe], com brilhantismo e dedicação, e estou muito orgulhoso de ser descrito como homem dessas qualidades”, afirmou o diplomata em discurso na sede da Câmara Árabe.
O presidente da entidade, Salim Taufic Schahin, destacou a maneira cordial e amistosa que o cônsul lidou com a comunidade de origem árabe em São Paulo. “Ele (Issa) mostrou um preparo extraordinário quando recebemos o presidente da Síria, Bashar Al Assad, reunindo toda a coletividade árabe”, disse Schahin, que afirmou ainda que a Câmara Árabe pode ser considerada uma casa para o cônsul em São Paulo.
Issa fez questão de citar em seu discurso todas as entidades e líderes religiosos sírios e descendentes e agradecer pelo trabalho e cooperação em conjunto com o consulado. O cônsul afirmou também que a Câmara Árabe trabalhou em parceria com toda a seriedade e sinceridade para impulsionar as relações comerciais e econômicas entre os dois países.
Issa agradeceu aos dirigentes do Clube Homs, Esporte Clube Sírio, Centro Cultural Árabe-Sírio, Hospital Sírio-Libanês, entre outras instituições da coletividade. O cônsul lembrou em seu discurso a cooperação entre o Hospital Sírio-Libanês com instituições sírias, “que irá trazer muitos benefícios para a pátria mãe.”
No almoço, estavam presentes o vice-presidente de Marketing da Câmara Árabe, Rubens Hannun, o secretário-geral, Michel Alaby, os diretores Sami Roumieh e Mustapha Abdouni e os conselheiros Walid Yazigi e Orlando Sarhan, ambos ex-presidentes da entidade.