São Paulo – O Consulado Geral do Líbano em São Paulo divulgou que passará a terá uma sede própria na Avenida Paulista, conseguida por meio de doações da comunidade libanesa que vive no Brasil. O cônsul Rudy El Azzi firmou nesta quinta-feira (10) o contrato de compra na nova sede (foto acima), que ficará no número 1.754 de uma das principais avenidas da capital paulista e ainda terá a data de inauguração informada.
O consulado funcionava em espaço alugado da Câmara de Comércio Brasil Líbano, que também fica na avenida Paulista. Em nota publicada nas redes sociais, o consulado expressou gratidão à entidade e aos doadores. “É um momento histórico para a comunidade libanesa no Brasil, que vai desfrutar de um espaço mais adequado para o atendimento”, informou o consulado. O nome dos doadores constará em placa na nova sede.
A colônia libanesa no Brasil é formada por imigrantes e por seus descendentes. O Líbano é de onde chega a maior parte das pessoas de origem árabe que vivem no País, respondendo por 27% do total, segundo censo feito H2R Pesquisas Avançadas e o antigo Ibope Inteligência a pedido da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. No total, 6% da população brasileira tem origem árabe, o que resulta em 11,6 milhões de pessoas. A comunidade libanesa do Brasil vem sendo solidária e ajudando o Líbano em função da situação econômica difícil em que o país se encontra.