Silwan Abbassi*
Brasília – Nos dias 30 e 31 de outubro a Organização do Golfo para Consultoria Industrial (Goic) vai promover em sua sede, em Doha, capital do Catar, uma reunião na qual apresentará cinco projetos de investimento em diferentes setores no país. Entre os projetos estarão grandes empreitadas no setor de mineração, principalmente na produção de alumínio.
Os empreendimentos serão apresentados a investidores que poderão solicitar maiores informações. Também estarão presentes peritos em tecnologia e indústria para discutir detalhes dos projetos com os interessados.
Segundo a Goic, o Golfo é uma região que deve ter importante participação no mercado global de alumínio. Estima-se que a capacidade de produção total das empresas da região alcance 3,3 milhões de toneladas até 2010, após a inauguração de novas fundições em Omã, nos Emirados Árabes Unidos e também no Catar.
Já em 2015, a produção de alumínio dos países deve alcançar 6 milhões de toneladas, após a inauguração de novas fábricas nos Emirados e na Arábia Saudita.
A Goic foi criada em 1976 pelos países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) – Bahrein, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos -, segundo informa a página da organização na internet. Ela fornece a empresários informações sócio-econômicas sobre atividades industriais nos países do GCC.
O conselho administrativo da Goic inclui Jamal Nasser Lootah, do Ministério das Finanças e Indústria dos Emirados, Nader Khalil Al Moayyed, do Ministério do Comércio e Indústria do Bahrein, Khalid Bin Mohammad Al Sulaiman, do Ministério da Indústria da Arábia Saudita, Ahmed Bin Hassan Al Dheeb, do Ministério do Comércio e Indústria de Omã, Ali Fahad Al-Modhaf, do Departamento Industrial do Kuwait, e Saad Rashid Mohammed Al Mohanadi, diretor de assuntos técnicos da Qatar Petroleum, do Catar.
*Tradução de Mark Ament

