São Paulo – Entre os consumidores da Arábia Saudita, 84% têm interesse de usar a realidade aumentada (RA) para interagir com os produtos antes das compras pela internet, de acordo com dados de um estudo realizado pela empresa de câmeras e mídias sociais Snap Inc. em parceira com a PwC Oriente Médio e a Retail Leaders Circle. A notícia foi publicada no site do jornal saudita Arab News.
O levantamento aponta, no entanto, que entre as marcas, 94% consideram o uso de RA apenas um instrumento de diversão para o cliente. Mas 47% dos compradores na Arábia Saudita já utilizam a tecnologia como ferramenta de decisão para uma compra mais acertada. Quase toda a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) e a geração Y (nascidos entre 1981 e 1995) do país árabe serão usuárias de RA até 2025, de acordo com o relatório.
Entre os sauditas que utilizam a tecnologia, sete pessoas em cada dez o fazem para compras. Nesse grupo de usuários de RA em aquisições, 73% afirma que isso os incentiva a consumir mais. Segundo o relatório, 85% dos compradores sauditas estão dispostos a pagar mais por melhores experiências ou produtos personalizados.
“A RA já está mudando a indústria e deve transformar a jornada de cada consumidor no futuro próximo. Hoje, enquanto refletimos sobre o futuro do varejo, devemos ser ágeis e nos adaptarmos totalmente às novidades na área”, disse o líder regional de negócios da Snap Inc para o mercado da Arábia Saudita, Abdulla Alhammadi.
O estudo aponta também que 75% das pessoas em todo o mundo e quase todos os donos de smartphones são usuários frequentes de realidade aumentada. A RA é usada atualmente pelo varejo online principalmente para apresentar os produtos com mais detalhes. Ela pode ser aplicada para visualização do produto em seus diferentes ângulos ou inserção dele (se for mobiliários, por exemplo) em algum ambiente específico.
A foto acima é meramente ilustrativa.