Emirates News Agency*
Dubai – Os consumidores dos Emirados Árabes Unidos compram em média 30 vezes mais ouro do que o resto do mundo, segundo um estudo publicado neste domingo (23), pelo jornal árabe Gulf News.
Os consumidores do sul da Ásia constituem 70% dos compradores de ouro, seguidos pelos consumidores do leste asiático, com 22%. Os consumidores árabes e europeus constituem 4% dos compradores cada, segundo estudo publicado pela empresa ARY, que opera no setor de ouro e jóias.
O estudo, que incluiu 3.200 pessoas em todos os Emirados, mostra que em média os consumidores do país compram 30 gramas de ouro ao ano contra uma média mundial de menos de um grama.
Cerca de 350 lojas no Gold Souq, centro comercial onde estão localizadas as principais lojas de ouro e jóias, expõem constantemente cerca de 20 toneladas de jóias, diz o estudo.
"A pesquisa foi conduzida para estudar o comportamento dos consumidores e desenvolver estratégias apropriadas para construir uma base de consumidores de ouro em Dubai," segundo explicou Sarwat Abdul Razzak, diretor da ARY.
Os crescentes preços do ouro não têm tido impacto muito forte na revenda de ouro em Dubai pois os compradores agora vêem o metal precioso como um ativo.
A pesquisa mostra também que 72% das pessoas que compraram ouro eram do sexo feminino e que 63% eram casadas.
Ocasiões especiais foram citadas por 46% dos compradores como a principal razão pela compra do ouro e 23% compraram jóias durante suas férias. As promoções do Dubai Shopping Festival, liquidação anual promovida na cidade, atraíram 13% dos pesquisados.
A compra de ouro não está necessariamente ligada à renda elevada pois apenas 13% daqueles pesquisados tinham renda mensal de mais de 25 mil dihrams (US$ 6,8 mil).
*Tradução de Mark Ament

