São Paulo – A Arábia Saudita quer assumir um papel de liderança na indústria de games e de jogos esportivos eletrônicos, impulsionada por seu alto consumo no segmento. De acordo com notícia publicada no site do jornal Arab News, com base em um relatório do Boston Consulting Group (BCG), as compras no mercado saudita na área ficaram em US$ 959 milhões em 2020 e devem chegar a US$ 6,8 bilhões até 2030.
O estudo estima uma taxa média anual de crescimento de 22% para o consumo de jogos saudita nos próximos anos. “Apesar do reino ser um participante relativamente recente no setor, essa indústria é vibrante e de rápido crescimento”, disse o sócio do BCG, Povilas Joniskis.
Joniskis afirmou que jogadores apaixonados impulsionam o crescimento e a popularidade dos games no país. Ele aposta que essas pessoas encarem carreiras na área em tempo integral e se envolvam no cenário internacional. O relatório aponta que a Arábia Saudita tem 23,5 milhões de entusiastas de jogos, que representa 67% da população.
Apesar do potencial de crescimento, o país árabe está em estágio inicial no setor em comparação com outros mercados internacionais, segundo o levantamento. A BCG aponta como entraves a falta de financiamento para competidores se dedicarem aos jogos em tempo integral, a ausência de disputas locais e caminhos para a profissionalização, além de estigmas associados à carreira em games e e-sports.