Emirates News Agency*
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – O consumo anual de ouro em Dubai aumentou em 10% para 100 toneladas em 2004, de acordo com o Centro de Dubai para Metais e Commodities (DMCC). O aumento é atribuído à confiança dos consumidores no ouro como um produto de investimento. Dubai é conhecida como a "Cidade do Ouro".
As estatísticas divulgadas pelo DMCC mostram que a região também está se consolidando como um dos mais importantes pólos mundiais da indústria de ouro. Dubai vende ouro para 91 países no mundo. Os principais compradores são Índia, Suíça, Arábia Saudita, Cingapura, Itália, Paquistão, Malásia e Reino Unido. No comércio exterior, o desempenho também é satisfatório.
"Os preços internacionais estão mais altos e aumentou o fluxo de negócios, em particular do comércio com a Índia", diz o diretor executivo para Ouro e Metais Preciosos da DMCC, Colin Griffith. Os preços do ouro aumentaram 12% em 2004.
O consumo anual de ouro na cidade deve aumentar ainda mais nos próximos anos, com o lançamento do Dubai Gold & Commodities Exchange (DGCX), uma bolsa de valores organizada pelo DMCC e a bolsa de commodities da Índia. A DGCX, que começará a operar no segundo semestre de 2005, deverá facilitar o comércio de ouro e de commodities.
O aumento do número de unidades produtivas, da demanda interna por produtos de ouro e o constante crescimento no número de turistas deve ajudar a impulsionar o volume comercializado. Segundo o diretor, o DMCC está comprometido a trabalhar com a Corporação de Portos, Aduanas e Zona Livre para divulgar os valores de exportação e importação de ouro mensalmente, garantindo consistência e transparência para a indústria.
"O DMCC está dedicado à promoção e o crescimento de Dubai como um centro global para o comércio de ouro, diamantes e commodities. Informações precisas em relação aos setores que apoiamos são vitais", disse Griffith. Uma iniciativa estratégica do governo, o DMCC integra a produção e comercialização do ouro em Dubai, assim como de platina, paládio e prata.
O DMCC está facilitando o desenvolvimento e expansão do mercado regional de metais preciosos. Trabalhando com parceiros regionais e internacionais, a entidade quer fomentar a produção de produtos de alto padrão.
*Tradução de Silvia Lindsey

