Da redação*
São Paulo – Um estudo elaborado pela Gulf Industrial Consulting prevê que o volume de consumo de plástico nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) chegará a 3,2 milhões de toneladas em 2012, contra 2,3 milhões de toneladas atualmente, o que representa o total da capacidade produtiva das fábricas de plástico, dentre as quais as produtoras de fibra de vidro. As informações foram publicadas hoje (04) pelo jornal Alqabas, do Kuwait.
O mesmo estudo destaca que a média de consumo per capita nos países do Golfo será de 78 quilos por ano em 2012, contra 67 quilos em 2006. Este será um dos maiores índices de consumo de plástico no mundo, equivalente ao consumo per capita dos países industrializados, sendo que a média de consumo per capita mundial é de 25 quilos.
A Gulf Industrial Consulting convocou os países do Golfo Arábico a enfrentar o problema do aumento da demanda, elevando a capacidade produtiva de produtos plásticos e de fibra de vidro para 844 mil toneladas anuais.
O estudo apontou que a indústria de plástico nos países da região necessita de mais organização, de maior integração e reestruturação. O documento sugere, ainda, a possibilidade de fusões para diminuir a concorrência e os gastos e para acompanhar a evolução mundial.
De acordo com o estudo, a maioria das indústrias é de pequena dimensão e de reduzida capacidade produtiva, o que limita a sua capacidade de concorrência. As pequenas representam 50% do setor.
*Tradução de Saleh Haidar

