Geovana Pagel
São Paulo – Faltam três dias para o início da Semana do Brasil em Dubai (Brazilian Week & Trade Exhibition), que acontece de 7 a 9 de dezembro, nos Emirados Árabes Unidos, e faz parte da missão presidencial a países do Oriente Médio.
O evento, que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de vários ministros e representantes estaduais e municipais e 88 empresários dos mais diversos setores, pretende promover a cultura brasileira, aumentar as oportunidades comerciais e, principalmente, estreitar as relações políticas, econômicas e comerciais entre Brasil e os 22 países árabes.
A semana brasileira é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pela Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex) e pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, em parceria com os ministérios do Turismo, Esporte, Cultura e Relações Exteriores.
Na programação estão previstos seminários, rodadas de negócios, shows de música e dança, além de exposição de comidas típicas brasileiras.
No setor de cama, mesa e banho quem estará em Dubai é a Altenburg Indústria Têxtil Ltda, de Blumenau, Santa Catarina. Maior fábrica de travesseiros da América Latina, segundo o gerente de exportação Rafael Shatz da Silva, a Altenburg é a empresa brasileira que oferece a maior quantidade de acessórios para cama.
Fundada há mais de 50 anos, iniciou suas exportações no início da década de 1990. De acordo com Silva, o contato com os países árabes ocorreu há dois anos com pequenas e esporádicas exportações para Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
“Nós temos muito contato com distribuidores. A princípio vamos para negociar com clientes diretos”, explica Shatz da Silva. Porém, explica ele, a empresa não descarta a possibilidade de fechar negócio com agentes ou representantes na região.
“Eu acredito que será uma feira muito mais para fazer um trabalho inicial de prospecção. O fechamento de contratos, no nosso caso, será uma grata surpresa”, avalia.
Hoje as exportações da Altenburg, que emprega 685 pessoas, representam 10% do faturamento. “A meta a médio prazo (4 anos) é chegar a 20%”, garante Silva.
A empresa atua em todo o Brasil e exporta para países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), além de Bolívia, Chile, Venezuela, Suriname, Trinidad e Tobago e países da Ásia e do Oriente Médio.
Calçados
A Calçados Azaléia que atua no segmento feminino, sendo líder em toda a América Latina com as marcas Azaléia e Dijean, e também no segmento esportivo com as marcas Olympikus e Asics, é uma das 10 representantes brasileiras que estarão presentes no evento.
As exportações da fábrica gaúcha para os países árabes começaram em 1995, com vendas para a Arábia Saudita. Em seguida a empresa passou a exportar para Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Omã, Líbano e Egito.
De acordo com Paulo Roberto Wolff, gerente de exportação da Azaléia, o primeiro contato com os árabes ocorreu durante a GDS, maior feira setorial calçadista do mundo, realizada anualmente em Dusseldorf, Alemanha.
”A expectativa é de reafirmar nossa posição na região do Golfo, já que contamos com parceiros locais, que também estarão presentes na feira”, diz Wolff.
A Azaléia conta com unidades industriais nas cidades de Parobé, São Sebastião do Caí e Portão, no Rio Grande do Sul; Itaporanga D´Ajuda, em Aracajú; e Itapetinga, na Bahia. Gera 15.000 empregos diretos e 3.000 indiretos. Fatura anualmente mais de R$ 700.000.000, sendo que 30% é resultado das exportações.
A estimativa de crescimento para 2004 é de 10%. Segundo Wolff, o projeto de expansão das exportações busca não apenas aumentar as exportações para os 70 países importadores como também aumentar o número de clientes, buscando novos mercados, ainda de pouca tradição para o calçado brasileiro, como é o caso de alguns países árabes.
Chocolates
Para a Chocolates Kopenhagen Ltda, líder nacional no mercado de chocolates gourmet (produzidos de forma artesanal), a participação na semana brasileira representa o primeiro contato com o mundo árabe.
"A participação da semana em Dubai, durante a visita da comitiva presidencial, será uma boa oportunidade de conhecer e prospectar novos mercados”, afirma o diretor comercial da empresa, Benedito Marques.
Na opinião do empresário, os países árabes são um mercado totalmente novo na parte de produtos acabados. “O grande diferencial da kopenhagen é a forma artesanal como o produto é desenvolvido”, explica.
Sediada em Barueri, São Paulo, a empresa atua na indústria alimentícia no setor de chocolates, balas e confeitos, oferecendo mais de 300 itens. Possui mais de 140 lojas no Brasil e emprega cerca de 700 funcionários.
Café
O Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo será o único representante do café brasileiro no evento em Dubai. O presidente da entidade, Nathan Harszkowickz, afirma que a participação do setor na feira é fundamental.
“O Brasil é o maior exportador do grão verde há mais de 100 anos. O que faltava era a exportação de café torrado e moído, que está começando agora”, comemora.
Segundo Harszkowickz, o fato de os países árabes serem bons apreciadores do café brasileiro garante uma boa expectativa de vendas. “Temos qualidade e preço competitivo para atender ao mercado árabe”, garante. O dirigente acredita que a feira possa resultar em US$ 500 mil a US$ 1 milhão em vendas no prazo de um ano.
“A preparação feita pela Apex e pela Câmara Árabe garante muita segurança para os empresários”, declara.
Atualmente, 25 empresas fazem parte do Programa Setorial Integrado do Café(PSI-Café) desenvolvido pela Agência de promoção das Exportações (Apex), criado em outubro do ano passado. “Esta será a primeira feira internacional no Oriente Médio de que o grupo participa”, explica.
O grupo de empresários que já exporta para Alemanha e Estados Unidos deve fechar o ano de 2003 com faturamento de US$ 12 milhões. A meta para 2004, segundo Harszkowickz, é faturar US$ 29 milhões. “Esperamos que os países árabes representem boa parte destes novos importadores”, afirma.
Agenda Semana do Brasil em Dubai ou
Agenda Oficial
06/12 (Sábado)
18h30 – Reunião da delegação brasileira com os dirigentes da Apex-Brasil.
Local: Salão principal do Conference and Banqueting Centre do Jumeirah Beach Hotel.
07/12 (Domingo)
19h30 – Abertura oficial da Brazilian Week and Trade Exhibition pelo Presidente Luiz Inácio da Silva.
Local: Salão principal do Conference and Banqueting Centre do Jumeirah Beach Hotel.
20h30 – Jantar com o Presidente Luiz Inácio da Silva, autoridades dos Emirados Árabes Unidos e do Brasil e empresários. Shows com artistas brasileiros.
Local: Events Arena do Jumeirah Beach Hotel.
08/12 (Segunda-feira)
8h30 – Credenciamento para o Seminário.
9h00 – 12h00 – Seminário “Oportunidades de Negócios Brasil – Países Árabes”, com a presença do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan e de sua Alteza e Ministro da Economia e Comércio, Sheikh Fahim Bin Sultan Al Qasimir.
Local: Auditório do primeiro andar do Conference and Banqueting Centre do Jumeirah Beach Hotel.
12h00 – Almoço com autoridades e shows com artistas brasileiros.
Local: Events Arena do Jumeirah Beach Hotel.
16h00 – 19h30 – Feira aberta a visitas e encontros de negócios.
Local: Salão principal do Conference and Banqueting Centre do Jumeirah Beach Hotel.
09/12 (Terça-feira)
09h00 – 13h00 – Feira aberta a visitas e encontros de negócios.
Local: Salão principal do Conference and Banqueting Centre do Jumeirah Beach Hotel.
16h00 – 19h30 – Feira aberta a visitas e encontros de negócios.
Local: Salão principal do Conference and Banqueting Centre do Jumeirah Beach Hotel.
19h30 – Encerramento do evento.
Em paralelo a esta programação, estarão acontecendo a semana gastronômica brasileira e shows com artistas brasileiros em diversos restaurantes de Dubai.
Contato empresas
Altenburg Indústria Têxtil Ltda.
Telefone: 55 47.331.1515
Site: www.altenburg.com.br
Calçados Azaléia
Telefone: 55 51 543.1000
Site: www.azaleia.com.br
Chocolates Kopenhagen
Telefone: 55 11. 3055.1033
Site: www.kopenahgen.com.br
Sindicato da Indústrias de Café do Estado de São Paulo
Telefone: 55 11 3258.7466

