São Paulo – A União Brasileira de Escritores (UBE) lançará ainda neste ano a Antologia Palestino-Brasileira de Contos, que terá publicação gratuita e ficará disponível no site da instituição. O projeto foi oficialmente lançado nesta quinta-feira (10), em São Paulo, ao lado do chairman da União Geral dos Escritores Palestinos, Murad Sudani. No encontro, o escritor Milton Hatoum foi homenageado pelo presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, com a Ordem da Cultura, Ciência e Artes na categoria “criatividade”. Uma medalha da Ordem foi entregue por Sudani em nome de Abbas.
O primeiro vice-presidente da UBE, Ricardo Fernandes, afirmou que a antologia é uma oportunidade de difundir o conhecimento da produção literária palestina no Brasil e vice-versa. “Pode levar aos leitores brasileiros e à população brasileira em geral uma ideia do que está acontecendo in loco na Palestina e assim arranjar apoio, fazendo a nossa parte com tinta e papel, conseguir divulgar esse horror ao que está acontecendo e, quem sabe, dar início a um novo momento. É dar voz ao povo palestino e conseguir pelo menos coordenar uma mudança”, afirmou Fernandes à ANBA.
Os textos serão traduzidos por Beatriz Negreiros Gemignani, Alexandre Facuri Chareti e Maria Carolina Gonçalves com a coordenação do professor de árabe do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Mamede Mustafa Jarouche. Ele afirmou que a equipe já está com os textos palestinos que nos próximos meses, começarão a ser traduzidos.
A publicação desta antologia é parte de um projeto da UBE de divulgar a literatura de diversos países e do Brasil, sempre em edições bilíngues para que os povos das duas nações tenham conhecimento sobre a produção literária do país parceiro. Já foi publicada a antologia de contos sino-brasileiros. A divulgação das obras dos palestinos será possível em razão de um acordo que foi assinado entre a UBE e a União Geral de Autores Palestinos também nesta quinta-feira.
Chegarão aos leitores brasileiros contos do escritor, cofundador da Frente Popular para a Libertação da Palestina, Ghassan Kanafani (1936-1972); e da poeta e jornalista, Dunia al-Amal Ismail, entre outros autores palestinos. Do lado brasileiro, estarão na publicação contos de Graciliano Ramos (1892-1953), Machado de Assis (1839-1908) e Milton Hatoum.
Homenagem da Palestina a Milton Hatoum
Hatoum participou do encontro e foi homenageado pelos palestinos em razão dos seus textos, traduções e produção cultural. “É uma medalha [o prêmio concedido] dedicada a todos os escritores brasileiros que apoiam os palestinos em sua luta pela libertação”, disse Sudani ao entregar a homenagem a Hatoum.
Nascido em Manaus, no Amazonas, o escritor brasileiro é descendente de libaneses. Autor de Cinzas do Norte, Dois Irmãos e Relato de Um Certo Oriente, entre outros livros, tem obras traduzidas para o árabe. “Este é o grande prêmio da minha vida, que vou mostrar aos filhos e aos meus leitores”, disse Hatoum ao agradecer a homenagem e afirmar que, em sua vida, “jamais” hesitou em defender o povo palestino.
Do encontro participaram o presidente da UBE, Ricardo Ramos Filho, a segunda tesoureira da UBE e editora, Sandra Espilotro, a tradutora Maria Carolina Gonçalves e o presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah.
Leia também:
Hatoum e Safa Jubran debatem livro de Elias Khoury