Geovana Pagel
São Paulo – A Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex-Brasil) e o Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo (Sindibor) assinaram nesta segunda-feira (15) convênio de cooperação voltado para a exportação de artefatos de borracha fabricados por pequenas e médias empresas.
Com investimentos de R$ 1,4 milhão e ações de promoção como a participação em feiras internacionais, o setor espera aumentar as exportações ainda em 2004. O objetivo é expandir de 17 para 25 o número de empresas exportadoras no estado, o que deve resultar em um aumento das exportações em artefatos de borracha de U$ 560 mil para US$ 610 mil.
O novo projeto impulsionará o aumento das vendas externas principalmente para mercados como os Emirados Árabes Unidos, México, Chile, Venezuela, Peru, Alemanha, França, Itália, Angola, Nigéria e Estados Unidos.
“Nossa previsão de crescimento deve ficar na ordem de 15%. A meta é fazer com que as exportações que hoje estão concentradas em meia dúzia de empresas sejam ampliadas e diversificadas”, explica Edgard Solano Marreiros, presidente do Sindibor, que hoje conta com 140 empresas associadas.
Com cerca de 1.400 empresas, 90% de pequeno porte, o setor nacional de artefatos de borracha apresentou em 2003 um resultado líquido de US$ 1,37 bilhão, dos quais 10,3% obtidos com a exportação.
O mercado de borracha no Brasil gera 41 mil empregos diretos, 25 mil só no estado de São Paulo, e possibilita a ocupação indireta de 110 mil profissionais. A meta estabelecida no acordo é que em 2004 sejam abertas 1.164 novas vagas entre as 22 empresas participantes e em 2005 outros 1.257 novos postos de trabalho.
“A Apex vem apoiando setores importante da economia brasileira, com alto valor agregado e com alto potencial de participação na pauta de exportações brasileira. Trabalhamos para incorporar todos os fabricantes de artefatos de borracha no esforço de abordar novos mercados, consolidar os que já comercializam e contribuir para aumentar a geração de emprego e renda”, afirma Juan Quirós, presidente da Apex-Brasil.
A primeira ação do projeto acontece no próximo dia 27 de abril, quando um grupo de importadores de 30 países vem a São Paulo participar da Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha (EXPOBOR) e da Feira Internacional de Tecnologia e Equipamentos para Reformas de Pneus (RECAUFAIR), no Expo Center em São Paulo.
No evento serão realizadas rodadas de negócios entre os empresários e os representantes dos países convidados.

