Agência Brasil
Brasília – O presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, representante da Liga Árabe na Cúpula dos Países Árabes e Sul-Americanos, defendeu a necessidade de uma cooperação internacional para a promoção da paz mundial. Segundo ele, o primeiro ponto para estabelecer essa cooperação passa pelo combate mundial ao terrorismo.
Entre as questões que precisam desse esforço conjunto, Bouteflika citou a reforma das Nações Unidas e os conflitos entre palestinos e israelenses. "Nossa reunião é extremamente importante e deve prestar atenção às crises graves que ameaçam a paz no mundo e para as quais devemos definir uma linha de conduta comum para poder contribuir para a sua solução", afirmou Abdelaziz Bouteflika.
Em relação à situação vivida pelos palestinos, o representante da Liga Árabe disse que essa é "uma negação de justiça" que não pode mais ser aceita. A afirmação recebeu longos aplausos dos participantes da Cúpula. "Temos que encontrar uma solução definitiva para que todo mundo faça o seu melhor, para fazer com que Israel se submeta às leis internacionais e aceite a paz negociada", ressaltou ele.
Bouteflika defendeu ainda que os palestinos têm direito a ter um Estado soberano, tendo como capital Jerusalém. "Israel deve se retirar dos territórios árabes ocupados", concluiu.

