Dubai – A Coperaguas, cooperativa de Santa Catarina, está apostando no milho de pipoca do tipo mushroom para conquistar clientes durante a Gulfood, feira de alimentos que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, até quinta-feira (25). Essa variedade de milho é usada na produção de pipoca pronta gourmet, com caldas doces e salgadas.
“A pipoca pronta é um produto novo no mundo”, afirmou Paulo Aguiar, gerente de Qualidade da Coperaguas. Diferentemente da pipoca comum, cujo milho é estourado na hora para consumo imediato, a pipoca gourmet é preparada pelas indústrias para serem vendidas em embalagens fechadas, como as dos salgadinhos. A Coperaguas vende o milho para as indústrias que comercializam a pipoca pronta.
Em janeiro deste ano, a cooperativa fechou sua primeira venda do produto para um cliente dos Emirados. O pedido, de 25 toneladas, chega ainda em fevereiro ao Oriente Médio. “Trabalhamos com a variedade [de grão] de 80% de forma perfeita”, contou Aguiar, referindo-se ao formato mais arredondado da pipoca feita com este tipo de grão.
A diferença entre a pipoca feita com o grão do milho comum, chamado de butterfly, e a feita com o grão mushroom também é sentida no sabor. “A pipoca feita com o mushroom não é tão macia como a do [grão] butterfly, mas a pipoca feita com o [grão] mushroom tem uma área de contato maior, onde ela recebe a calda, e fica com o sabor mais homogêneo”, apontou o executivo.
No Brasil, a Coperaguas fornece o grão do tipo mushroom para indústrias como Yoki e Pipó. Entre os brasileiros, o mais comum é acrescentar caldas doces, como caramelo, chocolate e groselha à pipoca. Nos Emirados, no entanto, o cliente da cooperativa compra o grão para produzir pipoca com calda salgada. De acordo com Aguiar, a Coperaguas também exporta o grão mushroom para clientes na África do Sul, Irã e Portugal.
Esta é a primeira vez que a Coperaguas expõe na Gulfood. A empresa participa da mostra no estande nacional organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
De acordo com Aguiar, a empresa tem feito diversos contatos na feira, especialmente com importadores de países como Irã, Paquistão, Marrocos, Turquia, Kuwait, Turcomenistão e Líbano. Para ajudar na divulgação da cooperativa na Gulfood, a Coperaguas trouxe folhetos em árabe e mantém uma pessoa fazendo e distribuindo pipoca durante todo o evento no pavilhão do Brasil.