Da Agência Brasil
Brasília – O abacaxi brasileiro está conquistando o mercado internacional. Dois contêineres, de 20 toneladas cada um, serão enviados, do Porto do Rio de Janeiro, à França e à Inglaterra no final do mês, segundo a Cooperativa Mista de Produtores Rurais do município de Quissamã (RJ). O abacaxi é produzido pela cooperativa e pequenos produtores independentes.
A idéia de enviar o produto para países da Europa surgiu depois da experiência com exportação de coco "in natura". “Essa é a nossa primeira produção do abacaxi. Vamos avaliar a aceitação no mercado exterior, assim como fizemos com o coco. Começamos em caráter experimental e, agora, tornou-se um hábito enviar para o exterior”, afirma o presidente da cooperativa, Norman Steiner.
Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, o mercado externo consome cerca de 800 mil toneladas de abacaxi por ano. Os maiores exportadores do produto são Costa Rica, República Dominicana, Havaí e Costa do Marfim. A cidade de Quissamã cultiva atualmente 120 hectares da fruta, com solo e recursos hídricos propícios para a produção.
A cooperativa é integrante do Programa Frutificar do governo estadual, que oferece uma linha de crédito para quem quer cultivar lavouras de frutas irrigadas, com juros de 2% ao ano.