São Paulo – Dois brasileiros subiram ao pódio da Copa do Mundo Freestyle-Kitesurfing GKA, que aconteceu em Neom, na Arábia Saudita. Manoel Soares se sagrou campeão do mundial na categoria masculina. Já entre as mulheres, a brasileira Mikaili Sol levou a prata. O evento começou no dia 19 de outubro e se encerrou no domingo (23).
O kitesurf é um esporte aquático. Nele, o atleta usa uma prancha que é puxada por um tipo de pipa, chamada de kite. Existem diferentes modalidades disputadas por atletas. A copa conquistada pelos brasileiros neste mês é a que abrange a modalidade freestyle.
A GKA Kite World Tour é a organização que realiza eventos globais do esporte e tem a Qatar Airways como parceira e companhia aérea oficial das competições. Nas terras sauditas, a Copa aconteceu dentro da Neom Beach Games 2022, projeto que leva no total cinco modalidades esportivas para o país árabe.
Os brasileiros
Manoel Soares venceu também outro prêmio em março deste ano, na etapa do Copa do Mundo Freestyle-Kitesurfing GKA disputada na Colômbia. O esportista é natural do Piauí e já disputou também outras competições no Brasil e exterior.
Já Mikaili Sol tem apenas 17 anos e um extenso currículo. Em sua primeira competição, ela se tornou campeã mundial júnior. Aos 13 anos, a atleta ingressou no circuito profissional. Entre os diversos campeonatos dos quais participou neste tempo, houve provas disputadas no Marrocos em 2018 e 2019. Ela também venceu a etapa da Colômbia, em março deste ano.
A praia de Taíba, no Ceará, Brasil, vai receber em novembro a próxima etapa da competição GKA. Entre 8 e 12 de novembro será a disputa na categoria freestyle. E do dia 23 até o dia 27 será a vez dos atletas das modalidades kite-surf e hydrofoil-freestyle.
Assista, abaixo, o vídeo (em inglês) disponibilizado pela organização do evento para mostrar como foram as finais: