Isaura Daniel
São Paulo – Os torcedores árabes que moram no Brasil estão se preparando para ver a Arábia Saudita e a Tunísia jogarem na Copa do Mundo. De acordo com o gerente de Marketing da empresa Só Futebol Brasil, Flavio Beretta, está aumentando a procura por camisas destes times. Os dois países são os únicos árabes que participam da disputa, a partir de junho, na Alemanha. "Neste momento, a Copa do Mundo é uma grande impulsionadora das vendas das camisas da Tunísia e da Arábia Saudita", diz Beretta.
A empresa Só Futebol Brasil comercializa camisas de seleções e times dos cinco continentes por meio do site www.sofutebolbrasil.com. Também há um show-room com mostruário, voltado para empresas e clubes. São oferecidas camisas das seleções da Arábia Saudita, Bahrein, Argélia, Egito, Iraque, Kuwait, Omã, Síria, Líbia, Marrocos e Tunísia e de clubes da Arábia Saudita, Bahrein, Iraque, Kuwait, Omã, Síria, Egito, Tunísia, Líbano e Emirados Árabes Unidos.
Há, por exemplo, camisas dos times Nijmeh Club, Safa Beirut e Al-Ansar, do Líbano, Al-Ahli, Al Ittihad e Al Hillal Riyadh, da Arábia Saudita, Al-Ahly Cairo e Zamalek Cairo, do Egito. "Na época das eliminatórias e durante a competição da Copa Toyota no Japão, vendemos dezenas de camisas do Al Ittihad e do Al Ahly. Como éramos os únicos a oferecer os produtos no Brasil, os clientes ficavam desesperados, queriam garantir a reserva das camisas de qualquer forma", diz o gerente de Marketing.
A Copa Toyota é uma competição mundial de clubes. Os times da Arábia Saudita e do Egito chegaram às semi-finais da competição no ano passado. "Enviamos muitas camisas, inclusive, para vários países da América Latina", diz Beretta. As camisas árabes são procuradas, segundo o gerente, por amantes do futebol e colecionadores. "Homens, acima de 25 anos. As mulheres compram para presentear namorados, filhos, maridos e pais. Os jovens utilizam as camisas para as baladas", explica.
De acordo com Beretta, a procura pelas camisas árabes normalmente aumenta nas semi-finais de campeonatos regionais dos países árabes, disputas internacionais, como a Copa Toyota, e na Copa do Mundo. Um mês antes da Copa, as vendas das camisas em geral, não apenas as de seleções árabes, costumam dobrar, segundo o gerente.
A empresa tem planos de fazer promoções junto à comunidade árabe no futuro para aumentar ainda mais as vendas de camisas árabes. "Pretendemos criar vitrines em associações, clubes, entidades e até hospitais da comunidade árabe", afirma Beretta.
Só Futebol
A Só Futebol Brasil foi criada no final de 1999 por um grupo de profissionais apaixonados por futebol e colecionadores de camisas nas horas vagas. É uma empresa privada de capital brasileiro. As camisas vendidas são de seleções e clubes internacionais, mas também de times brasileiros. A empresa também personaliza as camisas, com aplicação de números e nomes, e recentemente passou a vender mascotes de times brasileiros.
As camisas internacionais são importadas diretamente dos times, federações ou do fabricante oficial licenciado. A empresa não divulga os números das vendas, mas afirma que elas estão crescendo.
Só Futebol Brasil
Telefones: +55 (19) 3826 1670 ou 0800 771 0044
Site: www.sofutebolbrasil.com
Email: marketing@sofutebolbrasil.com

