São Paulo – A seleção marroquina venceu a Espanha nos pênaltis por 3 x 0 nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar nesta terça-feira (06). O Leão do Atlas fez história ao se consagrar como a primeira equipe árabe a passar para as quartas de final de uma Copa do Mundo da FIFA. A Espanha está eliminada.
Arábia Saudita, Argélia e o próprio Marrocos pararam nas oitavas de final em outras edições do campeonato mundial, sendo a última partida do Marrocos nesta fase em 1986, 36 anos atrás.
O Marrocos é também a quarta equipe de um país da África a passar para as quartas de final de uma Copa do Mundo, se juntando a Camarões, Senegal e Gana. Nenhum dos três avançou para as semifinais. A última vez que uma seleção africana jogou quartas de final foi em 2010, quando Gana perdeu nos pênaltis para o Uruguai, na África do Sul.
Se ganhar na próxima fase, o Marrocos será o primeiro time árabe, e africano, em uma semifinal de Copa do Mundo. Em sua melhor campanha na história, o time liderado pelo técnico marroquino Walid Regragui irá jogar contra o vencedor de Suíça x Portugal no próximo sábado (10) às 12 horas pelo horário de Brasília.
Leia também: Marrocos é único árabe a passar para as oitavas na Copa