São Paulo – A Coperasucar, cooperativa que atua na comercialização de açúcar e etanol do Brasil, pretende aumentar em 61% o seu faturamento na próxima safra, 2009/2010, em relação ao período anterior. Ao anuncia uma nova associada, a empresa Pioneiros Bioenergia, a companhia divulgou também previsão de faturamento de R$ 8,5 bilhões na próxima safra.
A Copersucar é uma das maiores empresas privadas de exportação de açúcar do mundo e responde por 5% de todo o comércio internacional da commodity. Ela exporta para Europa, África, Ásia, Oriente Médio e Canadá. Com a entrada da Pioneiros como associada, a companhia passa a comercializar a produção de 35 usinas de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. A Pioneiros tem como principais acionistas Cícero Junqueira Franco e Arnaldo Shigueyuki Enomoto.
De acordo com informações divulgadas pela assessoria da Copersucar, o crescimento da empresa tem como uma das bases o desenvolvimento de mercados, além da maior oferta pela expansão de usinas associadas e atração de novos produtores. A empresa tem como meta triplicar os seus negócios até 2018, quando ela pretende moer 200 milhões de toneladas de cana e deter 30% da produção nacional de etanol e açúcar.
Na safra 2008/2009, a Copersucar foi responsável por 13% de todo o açúcar e por 13% também de todo o etanol comercializado na região Centro-Sul do Brasil. Nas exportações da região, ela participou com 14% do açúcar e 23% do etanol. Na safra 2009/2010, a meta é processar 79 milhões de toneladas de cana, com aumento de 16% sobre o período anterior. As vendas de açúcar deverão somar 5,7 milhões de toneladas, 1,6 milhão de toneladas destinadas ao mercado interno e 4,1 milhões de toneladas às exportações.

