São Paulo – A bola que será usada no jogo entre Corinthians e Ceará que será disputado na manhã de domingo (06) na Arena Corinthians, em Itaquera, pelo Campeonato Brasileiro, será entregue ao juiz da partida por uma criança síria. Ela será uma das 44 crianças refugiadas que entrarão em campo vestindo a camisa “Time dos Povos”, uma ação organizada pelo clube, pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur), pela instituição sem fins lucrativos Lar Sírio, pela Caritas Arquidiocesana de São Paulo, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e pela construtora e incorporadora Cury.
Das crianças, 18 são nascidas na síria e 26 refugiadas de outros países, segundo informações divulgadas pela Acnur. O participante do programa Big Brother Brasil, Kaysar, também estará na ação atuando como intérprete das crianças que não falam português.
O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a crise humanitária na Síria. Cássio, goleiro e capitão do Corinthians, usará uma braçadeira com o logotipo da Acnur. Além disso, as camisas dos jogadores terão seus nomes escritos em árabe – e algumas serão leiloadas após a partida. Faixas serão distribuídas aos torcedores e os painéis do estádio trarão mensagens em defesa da paz.
Segundo o Acnur, mais da metade dos 22,5 milhões de refugiados em todo o mundo são crianças.