Brasília – A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) registrou lucro de R$ 500 milhões no primeiro semestre deste ano, 48% a mais do que no mesmo período de 2010. As receitas cresceram 11,72% nos seis primeiros meses do ano, ao passo que as despesas avançaram 9,44%, segundo informou nesta quinta-feira (14) o presidente da empresa, Wagner Pinheiro, em entrevista coletiva.
As correspondências comuns, como extratos bancários e contas diversas do público, tiveram crescimento de 13,4% no primeiro semestre; as encomendas expressas (Sedex) aumentaram 18% e as não expressas avançaram 21%.
A expectativa dos Correios é que "haverá bom resultado de lucro no segundo semestre, apesar do impacto previsto em decorrência do acordo coletivo dos servidores e da contratação que deverá ser feita de novos colaboradores”.
O presidente da ECT disse que, além da contratação de 9.190 novos funcionários que passaram no último concurso público, a empresa poderá chamar mais 50% desse número entre os concursados, se tiver autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Para o período de 2012 a 2015, está previsto investimento de R$ 2,3 bilhões pela empresa para melhorias operacionais e de estrutura. De acordo com o presidente da estatal, não há previsão de aumento de capital no governo atual.
Wagner Pinheiro informou que foram licitadas três linhas aéreas para o transporte de carga no primeiro semestre, duas na Região Sul e uma no Centro-Oeste. Está prevista a licitação de mais três linhas aéreas, nos próximos 60 dias, para as regiões Norte e Nordeste.

