Da redação
São Paulo – Os Correios estão finalizando a formatação de um sistema eletrônico de envio e recebimento de dinheiro do exterior. O serviço deverá ser utilizado para transações financeiras entre importadores e exportadores.
Os Correios já trabalham com o Vale Posta Internacional, mas o sistema está baseado na logística postal. O pagamento segue fisicamente para o outro país dentro de um envelope. Pelo novo serviço será feita uma transferência internacional de dinheiro de forma eletrônica, o que deve acelerar o processo. Para Portugal, por exemplo, o tempo será reduzido de 26 dias para quatro.
Os Correios estão trabalhando em parceria com a empresa Eurogiro SA, com sede na Dinamarca, uma das maiores do setor de transferência eletrônica de fundos do mundo.
Exporta Fácil
O novo sistema deve funcionar como um complemento ao Exporta Fácil, serviço de exportação oferecido pelos Correios para as empresas brasileiras.
O Exporta Fácil cresceu 74% nos seis primeiros meses deste ano. Foram enviadas mercadorias no valor de R$ 24 milhões até o mês de junho. Cerca de 1.600 empresas utilizaram o Exporta Fácil para vender no exterior.
O serviço facilita a exportação principalmente de micro e pequenas empresas, já que os Correios se encarregam da maior parte da burocracia da transação. Nos últimos três anos foram exportados R$ 88 milhões pelo sistema. As informações são da assessoria de comunicação dos Correios.

