São Paulo – Imagine uma competição com cerca de 1,5 mil participantes, na qual são percorridos aproximadamente 250 quilômetros, durantes sete dias, pelas areias do Saara marroquino. Pois ela existe, é a Maratona das Areias, evento criado há 26 anos pelo francês Patrick Bauer e que, até hoje, já contou com 12 mil corredores.
A ideia surgiu quando Bauer, que trabalhava como fotógrafo, decidiu procurar por grandes paisagens abertas, o que o levou a ir morar na África por dois anos. Durante este tempo, cruzou o deserto de norte a sul por diversas vezes. Uma destas viagens durou 12 dias, nos quais ele caminhou sozinho por 350 quilômetros.
“A aventura no Saara mudou minha vida completamente, e me deu o desejo de dividi-la, criando um evento similar à minha experiência”, contou o criador da maratona em entrevista por e-mail à ANBA.
Hoje, a competição conta com uma equipe de 450 pessoas que trabalham na organização para garantir a saúde e o bem estar dos competidores e que todas as etapas da maratona sejam cumpridas adequadamente. Entre as pessoas que dão suporte à competição estão 50 médicos; entre os equipamentos estão um avião-ambulância, dois helicópteros e quatro incineradores para queimar os resíduos gerados na corrida.
A maratona se divide em seis etapas que variam entre 35 e 82 quilômetros cada. Geralmente, os corredores acordam entre 5h30 e 6 horas e só vão dormir lá pelas 21 horas. Durante o dia, eles percorrem o Saara guiados por marcadores colocados a cada 200 metros ou mais, dependendo do tipo de terreno.
Existe um tempo máximo estabelecido para o cumprimento de cada estágio da corrida, que depende da distância a ser percorrida. “Pode variar de dez horas em uma etapa padrão a 34 horas para uma etapa de 82 quilômetros, ou 12 horas para uma etapa de 42 quilômetros”, diz Bauer. “Por exemplo, os melhores corredores podem cobrir uma etapa de 82 quilômetros em sete horas e meia, mas pode levar 30 horas para os últimos competidores completarem este trajeto”, revela.
Durante o percurso, há pontos de checagem a cada 13 quilômetros, nos quais os competidores devem, obrigatoriamente, carimbar seu cartão de controle e recarregar seu suprimento de água mineral. Estes pontos também servem como locais de descanso e, caso seja necessário, de atendimento médico. Para participar da competição, os corredores recebem ainda um livro com indicação de todos os detalhes da rota, pontos de abastecimento, distâncias, etc. A marcação do horário por qual cada competidor passa pelos pontos de checagem é transmitida por satélite para a formação do ranking de chegada.
Para se alimentar, é obrigatório que cada competidor ingira um mínimo de duas mil calorias diárias. Segundo Bauer, os corredores carregam todo seu suprimento de comida durante os sete dias da competição, em bagagens que pesam de 6,5 quilos a um máximo de 15 quilos.
A idade dos competidores varia de 16 a 79 anos. Os homens são maioria, mas as mulheres também participam e chegam a representar cerca de 12% dos corredores em cada edição. A média dos participantes, no entanto, tem entre 35 e 40 anos. Segundo Bauer, um quarto dos competidores são franceses, mas a maratona conta com corredores de 42 países, incluindo marroquinos e outros árabes dos Oriente Médio e Norte da África. Segundo o organizador da maratona, às vezes, há competidores também do Brasil, Colômbia, México, Argentina, Cuba, entre outros países latino-americanos.
Sobre quais são os maiores desafios em uma competição tão árdua, Bauer aponta: “O maior inimigo é o calor, com as temperaturas alcançando regularmente os 40 graus em alguns anos. As tempestades de areia podem ser violentes e terríveis, porque a areia entra em todo lugar.”
Para aqueles que estiverem interessados em participar da maratona, cuja próxima edição acontece em 2012, as inscrições podem ser feitas para competição individual ou em grupo. “A vantagem de se inscrever como um time é que você pode correr sob um banner de patrocínio, o que torna mais fácil conseguir os recursos necessários para a maratona”, explica Bauer.
Segundo ele, muitos grupos acabam dedicando sua participação ao levantamento de fundos para o combate a doenças ou para ajudar crianças necessitadas. “A organização da maratona desperta a consciência dos corredores para este tipo de abordagem, e cada ano investe em projetos que beneficiam as pessoas sem recursos, com foco na saúde, educação e desenvolvimento sustentável.”
Para mais informações sobre a Maratona das Areias, é só acessar o site http://www.darbaroud.com/index_uk.php.

