São Paulo – A corretora de alimentos Samba International, de Curitiba, atua desde 2005 no mercado de alimentos e tem entre seus principais clientes países do Oriente Médio e Norte da África. Quase todos já importaram produtos comercializados pela empresa, sobretudo grãos. Agora, a empresa investe no desenvolvimento de sementes que possam atender especificamente aos países árabes. No ano passado, a empresa se associou à Câmara de Comércio Árabe Brasileira para poder estreitar seu relacionamento com os árabes.
De acordo com o diretor da Samba, Iuri Bruns, o foco da empresa foi trabalhar com empresas e cooperativas brasileiras com grande capacidade e qualidade de produção, mas que não tinham experiência em exportação. “Agora, estamos em outra fase, de desenvolvimento de novas variedades de sementes para atender à demanda dos clientes”, afirmou.
O desenvolvimento destas variedades é feito em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com produtores agrícolas. Algumas das variedades mais demandadas pelos árabes são as de feijão. Pimenta-do-reino e cravo -da-índia também são procuradas pelos clientes da região. A empresa também exporta para países africanos que não são árabes, para Estados Unidos, Turquia, Venezuela, Colômbia, Peru e para países do Caribe.
Outro exemplo de produto que tem apelo nos países árabes é o milho de pipoca, variedade da qual o Brasil não era produtor há alguns anos. O País passou a importar a semente, se tornou produtor e hoje é um dos maiores produtores mundiais. No entanto, como há grande demanda no mercado interno, o Brasil ainda exporta pouco se comparado com a Argentina.
Associação e credibilidade
No fim de 2013 a Samba se associou à Câmara Árabe com o objetivo de se aproximar mais dos árabes. “Nos associamos porque acreditamos nos serviços, na credibilidade, acredito no papel das câmaras ao promover aproximação entre os países, realizar missões comerciais e acho que apresentar esta parceria com a Câmara Árabe aos clientes pode nos ajudar”, afirmou.
A empresa participou como expositora em 2013 e em 2014 da feira Gulfood, do setor de alimentação, realizada todos os anos em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. No ano que vem, a Samba pretende participar novamente do evento. Bruns afirma que há potencial para ampliar as vendas para a região, que atualmente correspondem a 60% do faturamento da companhia. “É possível ampliar os negócios com eles e queremos vender mais, sobretudo em volume de produtos embarcados”.
Serviço:
Samba International
Telefone: (+5541) 3045-7980


