São Paulo – Aumentar as exportações para o Oriente Médio é um dos objetivos da Avebom, avícola do Paraná que já exporta para Catar e Emirados Árabes Unidos. Atualmente, das 150 toneladas de aves abatidas ao dia pela empresa, 30% vai para vendas externas. Os países árabes representam menos de 10%. "Até o fim do ano que vem, pretendemos exportar pelo menos 50% da produção. Acredito que as vendas aos árabes possam chegar a 30% deste total", destaca Débora Mizokoshi, analista de Comércio Exterior.
As vendas ao Oriente Médio começaram em 2009, quando a Avebom obteve a certificação halal, requisito obrigatório para exportar aos países muçulmanos pois atesta que os animais foram abatidos de acordo com as leis islâmicas. "Sabemos que o mercado árabe compra bastante [frango], então sentimos a necessidade de ter a certificação", afirma Mizokoshi.
Para os árabes, a Avebom exporta cortes de frango como peito, shawarma (tipo de corte consumido no Oriente Médio) e coxa. As embalagens dos produtos vendidos à região trazem as informações em inglês e árabe.
Segundo a analista, a maior parte das vendas ao Oriente Médio é feita por meio de tradings e o restante por contato direto da empresa. "O cliente do Catar é uma catering. Nos Emirados, vendemos para distribuidores", aponta.
O maior mercado externo da Avebom é o Japão. A empresa também exporta para Hong Kong, Gana, Namíbia, Congo, Angola e Geórgia. No Oriente Médio, Mizokoshi conta que a empresa tem interesse em atingir um novo país. "A Arábia Saudita é um mercado muito interessante. Acredito que mais para frente vamos entrar lá, mas o país apresenta uma série de exigências e temos que nos ajustar", diz.
A empresa já participou de duas edições da Gulfood, maior feira de alimentos do Oriente Médio, que acontece em Dubai. Além disso, a Avebom também participa de feiras como a Sial Paris (França), Sial Xangai (China) e Anuga (Alemanha).
Fundada em 1999, a Avebom tem sua sede em Jaguapitã, no estado do Paraná e conta com 500 funcionários.
Contato
Avebom
Tel.: +55 43 3272-8800
E-mail: exportacao@avebom.com.br
Site: www.avebom.com.br

