Marina Sarruf
São Paulo – Os cosméticos da empresa goiana Franchel vão começar a ser produzidos na Síria até dezembro deste ano. A fábrica, resultado de uma joint-venture entre a companhia brasileira e uma empresa do país árabe, terá capacidade para produzir 500 mil unidades produtos por mês inicialmente. "Já estamos registrando nossos produtos na Síria", afirmou o superintendente da Franchel, Geraldo da Consolação Pereira. A parceria entre as duas empresas foi firmado na Feira Internacional de Damasco de 2005, conforme antecipou a ANBA em setembro do ano passado.
De acordo com Pereira, a estrutura física da fábrica, que está sendo construída em Damasco, capital da Síria, deve ficar pronta até o final de julho. Em seguida, a Franchel vai enviar o maquinário necessário e técnicos brasileiros para ensinar o procedimento de produção aos trabalhadores sírios. A planta terá 2,5 mil metros quadrados e deve gerar 50 empregos diretos.
No início a fábrica síria vai produzir xampus, condicionadores, hidratantes para o corpo e outros cremes. "Todos os produtos terão a marca Franchel", disse Pereira. Segundo ele, a linha de produtos da empresa conta com mais de 150 itens, como sabonetes, óleos para o corpo, perfumes, desodorantes, cremes e maquiagens. "A idéia é produzir outras linhas de produtos também. Vai depender da aceitação do mercado", completou.
A Franchel está investindo cerca de R$ 1 milhão com a nova unidade na Síria. "Vamos exportar tecnologia e essências. A parte estrutural é de responsabilidade deles", disse Pereira. As essências naturais com as quais a empresa trabalha são tipicamente brasileiras, como castanha-do-pará, cupuaçu, buruti, pequi, linhaça e flores do serrado.
A companhia síria, que já trabalha no setor de cosméticos, também tem uma joint-venture com uma empresa alemã no país árabe. Pereira disse ainda que a parceria vai facilitar a entrada dos produtos da empresa em outros países árabes e europeus. "As máquinas que serão levadas para Síria têm uma capacidade de vazão muito grande. Têm capacidade de produzir 3 milhões de itens por mês", disse Pereira.
Metas
Atualmente as exportações da Franchel representam apenas 5% da produção da empresa, que é de 3 milhões de unidades de produtos por mês. Os Emirados Árabes Unidos e Irã, que não é um país árabe, mas está localizado no Oriente Médio, estão entre os principais mercados da companhia. "Nossa meta é aumentar as exportações no ano que vem e ampliar mercados", disse Pereira.
Segundo ele, a empresa pretende destinar 30% da produção para o mercado externo. Além dos países árabes e europeus, a Franchel quer conquistar o mercado dos Estados Unidos e Canadá. Pereira também pretende participar da Feira Internacional de Damasco, que será realizada na Síria entre os dias 03 e 12 de setembro. "Queremos estreitar os laços com nosso parceiro", afirmou.
A Franchel tem sede em Aparecida de Goiânia e emprega 75 funcionários. Fundada em 1998 num espaço de 250 metros quadrados, a empresa cresceu e conquistou o Nordeste e Centro-oeste do país.

