Geovana Pagel
São Paulo – Amazônia Viva é o nome da linha de cosméticos que acaba de ser lançada pela Du Plessis, fábrica paulista de cosméticos, com foco no mercado externo. A novidade, produzida com recursos sustentáveis após três anos de pesquisas e investimentos de R$ 3 milhões, inclui cremes hidratantes, perfumes, esfoliantes, óleos de banho e massagem, xampus e velas aromáticas. Ela será apresentada ao mundo em setembro na Cosmeeting, uma das principais feiras de cosméticos na França.
"Escolhemos a Cosmeeting por ser uma feira que recebe importadores do mundo inteiro. Todos os mercados nos interessam. E temos especial interesse no mundo árabe", afirma Maria Cristina Gomes Ferreira, diretora-geral da Du Plessis, que é uma pequena empresa. Segundo ela, a Amazônia Viva chega ao mercado para atender o público consumidor dos produtos de luxo, com uma linha de cosméticos exclusivamente botânicos.
A linha utiliza em sua formulação o cupuaçu, o guaraná, o pequi e outros ingredientes da floresta como raízes, folhas e cascas, escolhidos por suas propriedades para uso em cosméticos. "Queríamos oferecer uma linha com ativos exclusivamente botânicos, da Amazônia", diz Cristina.
De acordo com a empresária, desde o início do desenvolvimento da linha, houve a preocupação de que os produtos não utilizassem matérias-primas derivadas de petróleo, de origem animal e corantes. Eles também não foram testados em animais.
Além disto todos os ativos da Amazônia utilizados são 100% renováveis e obtidos com fornecimento socialmente justo e ecologicamente sustentável. "Nos propusemos a ser uma marca que trouxesse a consciência ecológica não apenas como um conceito, mas como uma realidade", complementa a empresária.
Cristina destaca que as fragrâncias oferecem aromas ainda desconhecidos das mulheres e homens urbanos. A Eau de Toilette Raízes, por exemplo, é uma fragrância que remete às raízes da terra. Traz os óleos essenciais extraídos da raiz da Priprioca da Amazônia, extremamente aromática.
Outra fragrância, a Eau de Toilette Preciosa, é resultado de uma mistura de flores brancas como jasmim, lírio e dama da noite com essência da Preciosa, árvore da Amazônia cujo óleo essencial é extraído da casca da árvore, segundo um plano de manejo.
A empresa tem um projeto que define a maneira de melhor explorar uma determinada quantidade por área, a partir de um tamanho pré-estipulado, sem desequilibrar a biodiversidade local. Elaborado por técnicos e aprovado por órgãos ambientais competentes, o plano indica a forma, a escala e a intensidade de exploração da plantação em uma área.
As fragrâncias Madeiras e Bálsamo da Floresta também estão disponíveis em versão vela. São ideais para perfumar a casa toda. As velas aromáticas Amazônia Viva são formuladas a base de óleos vegetais e cera de abelha, não têm em seu composto parafina e são acondicionadas em potes de vidro.
A Du Plessis, que tem sede em São Paulo, nasceu como Companhia Importadora e Exportadora em dezembro de 1995, quando a empresária Cristina passou a distribuir os produtos da fabricante francesa de cosméticos Sisley no Brasil. Hoje ela fabrica e exporta os seus produtos.
Du Plessis
Telefone: +55 (11) 5531 2903

