São Paulo – Em 2010, a indústria de cosméticos do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) – bloco econômico formado por Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Arábia Saudita, Omã, Catar e Bahrein – deverá movimentar mais de 11 bilhões de dirhans (US$ 2,9 bilhões). A estimativa é da companhia EPOC Messe Frankfurt, que organiza feiras e eventos, e foi reproduzida pelo site árabe de notícias MENA Report.
“Quase 60% da população do GCC tem menos de 25 anos de idade, o que garante a expansão do mercado de produtos de beleza", afirma Andrea Werner, gerente sênior de exposições da companhia Beautyworld Middle East, responsável pela feira de mesmo nome.
"Na Arábia Saudita, o setor já movimenta mais de 7,3 bilhões de dirhans (US$ 1,9 bilhão), entre produtos e serviços. Em 2010, as vendas de cosméticos nos Emirados Árabes Unidos deverão ultrapassar 3,3 bilhões de dirhans (US$ 898 milhões); o emirado de Dubai representa quase 70% desse total, ou 2,3 bilhões de dirhans (US$ 626 milhões)”, diz Andrea.
Projetos voltados para a indústria de cosméticos também contribuem para o crescimento do setor na região. Alguns exemplos são o "Beauty and Fragrance Park" (Parque da Beleza e Fragrância), na Zona Franca de Jebel Ali, e a Beautyland, no complexo de entretenimento Dubailand, avaliados em 1 bilhão de dirhans (US$ 431,9 milhões).
O Parque terá laboratórios avançados para teste de produtos, lojas de atacado e armazéns. Já a Beautyland terá um museu da beleza, uma "academia de beleza" que vai vender cosméticos, e tratamentos terapêuticos incluindo saúde e nutrição.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

