Geovana Pagel
São Paulo – A empresa goiana Da Life quer levar seus cosméticos, fabricados a base de extratos de plantas e frutas, para os países árabes. No mercado desde 1995 e com representantes em todo o Brasil, a indústria iniciou o processo de internacionalização da marca no ano passado. As primeiras vendas externas foram para Argentina, Uruguai, Suriname, Guiana Francesa e África do Sul em novembro de 2004.
De acordo com o diretor José Rubens Santos, a Da Life possui um representante na cidade de Macapá, que já está cuidando das exportações, mas busca novas representações para garantir a ampliação de suas fronteiras."Como temos muito interesse em aumentar nossas vendas externas, principalmente para o mercado árabe, estamos buscando novas parcerias no Brasil e no exterior", explica.
A linha da Da Life inclui perfumes, sabonetes, xampus, condicionadores, cremes hidratantes, gel fixador e protetor solar. Entre os produtos mais procurados, tanto no mercado interno quanto no externo, estão os sabonetes de erva cidreira e camomila, os xampus de girassol, limão, milho, mamona e babosa; e os hidratantes de algas marinhas, camomila, confrei e malva.
A indústria também desenvolveu um gel de arnica e alecrim, indicado para traumatismos, contusões, hematomas, reumatismo, varizes, torcicolo e dores nas pernas.
"Nossa aposta é na tendência mundial de maior consumo de cosméticos com ativos naturais, que levam em conta as questões social e ambiental", ressalta o diretor. As fórmulas são criadas e manipuladas na própria fábrica. Cerca de 30 toneladas de produtos são produzidos mensalmente por 94 funcionários. "Temos capacidade de aumentar a produção assim que novos pedidos forem fechados", garante Santos.
Mercado externo
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), as exportações brasileiras do setor cresceram 97,5% nos últimos cinco anos.
Só no ano passado, as vendas externas cresceram 36%, acrescentando mais US$ 334 milhões aos R$ 13,2 bilhões faturados pela indústria nacional da beleza. Em volume foram exportadas 192,6 mil toneladas de cosméticos em 2004.
A expectativa para 2005 é de que as exportações aumentem cerca 20%. Atualmente, os cosméticos brasileiros, em especial cuidados para cabelo, sabonetes e produtos de higiene oral, são exportados para mais de 130 países.
Apoio às pequenas
Desde 2002, a Abihpec mantém um convênio de cooperação técnica e financeira com a Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex). O objetivo é apoiar e organizar a participação de micro, pequenas e médias empresas do setor em diversas ações de promoção de exportação.
Segundo informações da associação, as principais ações realizadas pelo projeto são: orientar os empresários sobre adequação de seus produtos ao mercado externo, capacitá-los sobre procedimentos operacionais e apoiá-los financeiramente para parte das despesas decorrentes da participação em feiras nacionais e internacionais do setor.
Hoje a indústria brasileira de cosméticos registra 1.123 empresas. Desse total, apenas 15 têm vendas anuais acima de R$ 100 milhões, elas são responsáveis por 73% do faturamento total do setor.
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