Geovana Pagel
São Paulo – Terceiro maior produtor de calçados no mundo, com 670 milhões de pares por ano (atrás apenas da China e da Índia), o Brasil sedia também a maior feira de lançamentos e vendas de calçados da América Latina, a Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, a Couromoda 2004, que acontece até a próxima sexta-feira (16), nos pavilhões do Anhembi, em São Paulo.
A área de calçados é a parte mais visível da cadeia couro-calçadista brasileira, cujos números totais são muito significativos. Um PIB de R$ 40 bilhões anuais (do curtume até a loja) e exportações totais de US$ 3,2 bilhões em calçados, couros, artefatos de couro, componentes e máquinas para calçados.
Um dos principais objetivos do setor é aumentar suas exportações, hoje na faixa de US$ 1,5 bilhão, dirigidas a mais de 130 mercados internacionais. E também nesta área a Couromoda tem papel fundamental. Além de atrair compradores de mais de 50 países (foram 1,7 mil visitantes estrangeiros em 2003), a direção do evento empreendeu uma grande campanha internacional e espera receber mais de 2 mil compradores.
Alca
O Brasil está entre os sete maiores exportadores de calçados do mundo e é o principal fabricante das Américas, seguido de longe pelo México e Colômbia. Por isso o setor aposta na Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). "A futura redução de tarifas vai permitir que o Brasil abasteça com calçados toda esta região, valendo-se da proximidade de mercados, da alta tecnologia de nossos produtos e de preços competitivos", explica o presidente da Couromoda, Francisco Santos.
De acordo com Santos, um exemplo do esforço que os calçadistas vêm empreendendo para abrir novos mercados é a lista de países que descobriram no Brasil um importante mercado fornecedor de calçados. Nos últimos 13 anos, as exportações brasileiras de calçados ampliaram em 58% o número de mercados atingidos.
Em 1989, 85 países compravam calçados do Brasil. Em 2002 esse número saltou para 135 países, o que demonstra a capacidade brasileira de atuar no mercado externo, quando apoiada em produtos de qualidade, com preços compatíveis e uma política de promoção organizada.
Diversificação de mercados
Apesar da concentração de vendas ainda ser significativa, ela se reduziu ao longo dos anos. Em 1989 sete destinos(Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França, Países Baixos e Suécia) concentravam 91% do total exportado pelo Brasil. Em 2002, esses mesmos países representaram 81,3%, cerca de 10 pontos percentuais a menos, que se deslocaram para outros eixos.
Os Estados Unidos continuam sendo o grande destino do calçado brasileiro (64% das vendas totais), seguidos do Reino Unido, Argentina, que retoma suas compras), México e Canadá. Além de compradores tradicionais na Europa e América do Norte, as exportações brasileiras chegam gradativamente a novos mercados como Ilhas Virgens, Islândia, Gana, Haiti, Marrocos, Santa Lúcia, Romênia, Jordânia, Líbia e outros países.

