Geovana Pagel
São Paulo – Os países árabes estão dispostos a continuar investindo nos calçados brasileiros. Entre os milhares de visitantes que percorrem os estandes dos 915 expositores da Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, Couromoda 2004, que encerra hoje (16) nos Pavilhões do Anhembi (SP), um grupo de importadores árabes estabelece novos contatos e fecha negócios.
A Couromoda tem funcionado como importante porta de entrada para os árabes interessados nos calçados brasileiros. Duas fábricas sediadas em Franca (interior de São Paulo), a Ferracini e a Toni Salloum, receberam a visita de importadores árabes. A primeira já fechou novos contratos de exportação com os clientes orientais.
Vindos da Arábia Saudita, Síria, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Líbano e Kuwait, os compradores que passeiam pela Couromoda são proprietários e representantes de empresas como a RNA Resources Group – Landmark Group, Abdul Ghafoor Amin & Co e Anwar Al-Qatami & Company.
A Landmark Group é uma das maiores redes de varejo do Golfo Árabe, com 194 lojas espalhadas pelo próprio Golfo além da Índia, Líbano e Chipre. Já a Abdul Ghafoor Amin & Co, da Arábia Saudita, é uma das maiores importadoras de calçados do Oriente Médio. Compra mais de 10 milhões de pares por ano e importa produtos do Brasil desde 1980.
Na quarta-feira (14) a Calçados Ferracini fechou uma venda significativa com o distribuidor Anwar Al-Qatami & Company, do Kuwait. A coordenadora de exportação da empresa, Renata Cardozo, conta que as vendas para o país árabe começaram de maneira bastante inusitada. "Um representante da Ferracini de origem árabe, que tem uma loja no estado do Paraná, enviou alguns pares de presente para a família que vive no Kuwait", conta. "Pouco tempo depois eles pediram nossos catálogos e passaram a ser nossos distribuidores no país", explica.
Apesar de já estar há 20 anos no mercado, a Ferracini iniciou as exportações há apenas dois anos. Hoje a empresa exporta para a América Latina, Europa, Austrália e Oriente Médio (Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kuwait, Jordânia e Líbano). "Temos ótimas referências dos países árabes. São clientes extremamente parceiros, que investem na marca", garante Renata.
Além da importante venda fechada com o Kuwait, a empresa tem outros motivos para comemorar a participação na Couromoda. "Somente as vendas dos dois primeiros dias já superaram a vendas de toda a Couromoda do ano passado. Contamos com um crescimento de aproximadamente 120%", garante.
A Toni Salloum, também do pólo calçadista de Franca, recebeu a visita de importadores árabes do Líbano, Arábia Saudita, Emirados e Jordânia. "Eles passaram pelo estande na quarta-feira (14), conversaram, conheceram os lançamentos e devem voltar para fecharmos o pedido", explica Bassen Salloum, diretor comercial da empresa.
A fábrica criada em 1969 pelos dois irmãos mais velhos de Bassen, todos nascidos na Síria, inicialmente produzia 30 pares de calçados masculinos por dia. "Hoje produzimos 2.000 pares/dia de calçados masculinos e femininos, que são distribuídos em mais de 15 países nos cinco continentes", comemora.
Entre os importadores estão a América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio (Líbano, Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos).
Os árabes e o sapato brasileiro
O mundo árabe já é um velho conhecido e ótimo cliente dos calçados brasileiros. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), as exportações de calçados para os Emirados Árabes Unidos saltaram de US$ 1,1 milhão, em 2000, para US$ 5,5 milhões, em 2003, um aumento de 500%.
Em 2002, a Arábia Saudita comprou US$ 3,9 milhões, o que corresponde a 804 mil pares de sapatos brasileiros. Em 2003 as exportações subiram para US$ 5,3 milhões e 912 mil pares, representando um crescimento de 38%. Somados, Emirados e Arábia Saudita compraram do país em 2003 cerca de US$ 7,6 milhões.
São os países árabes que mais importam calçados brasileiros, mas a lista engloba ainda Bahrein, Líbano, Egito, Catar, Omã, Líbia, Marrocos e Jordânia. Em função do clima, sapatos abertos e sandálias, especialmente de couro, são os produtos preferidos pelos importadores árabes.
Último dia
A Couromoda 2004, ainda pode ser visitada hoje (16), das 10 h às 19h, nos pavilhões do Anhembi, em São Paulo. A maior feira de moda e negócios do setor de calçados em toda a América Latina mostra novidades em todos os tipos de calçados (femininos, masculinos e infantis), tênis, chinelos, bolsas, artigos de viagem, confecções, acessórios de moda e também componentes e tecnologia para fábricas de calçados.
A edição deste ano tem entre seus expositores empresas de 15 estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de 8 expositores estrangeiros, vindos da China, Hong Kong, Itália, Turquia, Estados Unidos e Uruguai.
Contato
www.couromoda.com.br

