Geovana Pagel
São Paulo – Esta é a 14.ª edição da Couromoda da qual a Klin Produtos Infantis participa. A empresa, que tem cinco fábricas localizadas em Birigüi, no interior de São Paulo, produz 9 milhões de pares de calçados por ano e gera 4.200 empregos diretos, aposta na Couromoda para apresentar 32 linhas com 180 modelos da coleção outono/inverno 2004 e alavancar as exportações.
"A venda em si não é o mais importante. A feira sempre serve mais para o cliente conhecer a nova linha de produtos e para estabelecermos novos contatos", conta o gerente de exportação, Marcus Rosaboni.
Nos primeiros dois dias de feira, a Klin já recebeu a visita de dezenas de importadores internacionais. "Já passaram por aqui clientes da Arábia Saudita, da América do Sul e da América do Norte", conta o gerente. "Sinal de que as vendas externas prometem bons resultados em 2004", aposta.
Rosaboni conta que as exportações da Klin começaram em 1996 e hoje representam 30% do faturamento da empresa. No Brasil, a marca é líder de mercado no segmento de calçados infantis. Hoje a Klin exporta para mais de 60 países da América do Sul, Europa, África e Oriente Médio.
Os países árabes (Líbano, Kuwait, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Omã e Catar), que iniciaram as importações há seis anos, representam 20% do total das vendas externas da empresa. "Nesse período as vendas triplicaram", comemora Rosaboni. "Temos inclusive Shoe Mart, um importante grupo dos Emirados, como representante", comenta.
O gerente destaca ainda que a participação da Klin na Semana Brasileira em Dubai, principal centro comercial dos Emirados Árabes Unidos, serviu para agilizar novos contatos. "A participação em feiras internacionais sempre reflete positivamente, mesmo que à longo prazo", garante.
A Couromoda 2004, que acaba amanhã (16), já recebeu 33 mil visitantes e deve gerar negócios entre R$ 3,5 e 4 bilhões. Os expositores apostam em um crescimento médio de 20% em relação à edição do ano passado.
Coleção passeia por quatro temas
A coleção outono-inverno 2004 da Klin, segundo o gerente de exportação, traduz a moda e o comportamento da nova geração fazendo um passeio por quatro temas: Fantasia, Anos 80, Nórdico e Atletic.
Para instigar a imaginação de meninos e meninas, a fantasia está presente nas cores e nas aplicações. São borboletas, flores glitter e muito brilho. E, numa sintonia de opostos, a rebeldia dos anos 80, marcada pelo movimento punk, faz par com o romantismo e nostalgia, gerando uma moda urbana e radical, com tachas, rebites, xíperes e metais.
Uma aventura por etnias e costumes dos povos nórdicos, trouxe para esta coleção franjas, pêlos, feltros e bordados russos, dando um toque glacial para o nosso inverno tropical, salvo algumas excessões, é claro.
O esporte vem com tudo nesta coleção. Envolvida com o tema atletic, a Klin buscou inspiração na adrenalina das corridas de automobilismo e motociclismo e trouxe a moda das pistas de corrida para o inverno 2004. As cores (rosa, vermelho, laranja, azul e amarelo) acompanham a moda e seguem tendências das roupas.
"Para isso, realizamos viagens para Europa, Estados Unidos e também pelo Brasil, que tem identidade própria também", explica Rosaboni.
Contato
www.klin.com.br

