São Paulo – A pandemia da covid 19 obrigou as empresas a correrem para os negócios digitais. Para fazer parte desse novo mundo, no entanto, não basta lançar um produto tecnológico ou usar uma ferramenta de vendas na internet. Um dos maiores especialistas em inovação do Brasil, Silvio Meira (foto acima), falou sobre o que significa ser uma empresa transformada digitalmente durante webinar promovido nesta quarta-feira (27) pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, com 640 participantes do Brasil e exterior.
Meira, engenheiro de software, é cientista chefe da The Digital Strategy Company e professor extraordinário na escola de inovação Cesar School. De acordo com ele, a covid 19 provocou um apocalipse digital e fez com que décadas inteiras acontecessem em semanas. “O que rolou agora é que esses futuros todos começaram a acontecer para todo mundo ao mesmo tempo, e para as empresas, obviamente, querendo ou não”, disse.
Ele citou o crescimento de 98% dos pedidos de e-commerce no Brasil em abril sobre igual mês do ano passado, com vendas de setores como alimentos e bebidas pela internet crescendo 300%. A previsão era que o e-commerce avançasse no máximo 15% no País em 2020. “Isso é um testemunho desse apocalipse, desse download de 25 anos de digital em algumas poucas semanas”, afirmou Meira.
O engenheiro lembrou os participantes de toda a história da tecnologia, desde as trocas de documentos eletrônicos entre as décadas de 1970 e 1990, os primeiros negócios online na década de 1990 e 2000, a chegada da internet comercial em 1995. Segundo ele, do meio da década de 2020 para frente o mundo viverá um universo de ecossistemas digitais organizados e habilitados por plataformas de negócios digitais.
“Levando em conta o que está acontecendo, as empresas têm duas alternativas básicas, a primeira é redesenhar radical e urgentemente o seu sistema operacional, os mecanismos, os fundamentos que habilitam a sua performance e o modelo de negócios, os dois para o modo digital, ou então continuar fazendo lobby para reabrir a economia no modo analógico e continuar funcionando no modo analógico”, disse Meira.
Ele acredita que a transição para o modo digital é definitiva e afirma que a modificação deve ser feita no modelo de negócio das empresas. Segundo o cientista, a inovação digital deve ocorrer a partir do comportamento do mercado, dos fornecedores e consumidores, e com a implementação de plataformas digitais e transformação estratégica. “A mudança na forma e na estrutura, na sintaxe, na semântica das empresas”, afirmou.
Segundo o engenheiro, transformação implica mais agilidade do negócio, aumento da eficiência, fazer mais com menos, acertar e errar com mais velocidade, melhorar a experiência do consumidor, entre outras características. “A gente tem que inovar para ter transformação para o modo digital no modelo de negócios e fazer isso no meio de um vendaval que é o que está acontecendo agora”.
De acordo com Meira, sair do modo analógico para o digital é sair da rigidez para a colaboração. “As empresas normalmente são estruturadas para não colaborar, para serem pirâmides ou silos, e dentro desse grande silo que é uma empresa, há mais silos que têm poucas interfaces. Isso é a antítese do que seria um processo de redes, colaborando para atingir objetivos e metas comuns a um ecossistema”, descreveu.
Em empresas do novo modelo, o que se vê são times cada vez mais eficientes e capazes, menos dependentes ou sem gestão intermediária, segundo Meira. “O profissional do futuro é o Genspecialista, que sabe quase tudo sobre quase nada, mas tem ouvidos e olhos para se entender com outros especialistas que também sabem quase tudo sobre quase nada, e conseguem se entender e se articular mutuamente para realizar trabalho distribuído, descentralizado”, afirma o professor.
O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, afirmou que, olhando com otimismo, esse novo mundo digital é fascinante. “Quantos desafios temos pela frente! Realmente, a régua chegou num ponto igual para todo mundo e daqui para a frente, é só construção”, afirmou. Hannun afirmou que o tema foi trazido ao webinar porque impacta toda a comunidade mundial. “Alguns já vinham nesse processo, outros estão iniciando e outros vendo que precisam iniciar” afirmou.
O CEO da Solinftec, Rodrigo Iafelice dos Santos, participou do webinar e questionou o palestrante Silvio Meira sobre a possibilidade de acelerar a transformação digital no campo, já que a internet nem chegou a muitas áreas da zona rural. A Solinftec oferece soluções tecnológicas para o agronegócio mundo afora. “Temos olhado para esse momento como de superação de desafios”, disse Santos. Segundo Meira, o campo depende de políticas públicas para que tenha a infraestrutura necessária para acesso ao digital, mas na ausência dela, fica um espaço para o pequeno empreendedor tecnológico, para pequenos provedores locais.
Também participaram da conferência virtual o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, a CEO na Adélia Mendonça Cosmetics, Jacqueline Mendonça, o CEO da startup egípcia Robusta, Hussein Mohieldin, e Alaa Kara Ali, CEO na Metro Brazil.
Leia mais sobre o conteúdo do webinar nas reportagens abaixo e conferência completa no YouTube
Transformação digital impulsiona mudança no consumo
Influencers e chatbots são aliados para vender aos árabes