Emirates News Agency
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – O setor industrial dos Emirados Árabes Unidos contribui em mais de 13% com o Produto Interno Bruto (PIB) do país e vem crescendo desde o ano 2000, segundo notícia publicada no Khaleej Times.
De acordo com um estudo, as grandes indústrias de alumínio, produtos petrolíferos, alimentos e fertilizantes químicos são as que mais colaboram com o crescimento do segmento e também respondem pela maior parte das exportações industriais do país árabe.
A indústria de alimentos nos Emirados Árabes Unidos é um exemplo. A Khaleej Sugar Company, uma das maiores refinadoras de açúcar do Oriente Médio, com capacidade para produzir mais de 4 mil toneladas por dia, exporta para 40 países. A empresa produz o açúcar cristal e em granulações fino e extrafino.
A Khaleej Sugar Company possui instalações para estocar um milhão de toneladas de açúcar bruto e capacidade para embalar 5 mil toneladas de açúcar refinado por dia. A refinaria é fornecedora de fabricantes de bebidas e refrigerantes, produtos farmacêuticos, comida de bebê, de doces e biscoitos, assim como para instituições governamentais.
Uma outra empresa do setor de alimentos, a Al Ghurair Foods (AGF), também vem crescendo nos últimos anos. A empresa começou suas atividades importando farinha de trigo da Austrália e se expandiu com a produção de semolina e macarrão. Hoje também produz os óleos da marca Bustan e comercializa vários produtos de frango.
A indústria de produtos plásticos também é responsável pelo crescimento industrial dos Emirados Árabes Unidos. A Cosmoplast é uma empresa local que instalou tecnologia de ponta em suas fábricas de produção de canos plásticos. A fábrica produz uma série de utilidades domésticas de plástico, assim como móveis de plástico.
Outro exemplo é a Intercoil Bedding Industry. Atualmente, a Intercoil fabrica artigos de cama, incluindo colchões, camas ortopédicas, travesseiros e edredons, e móveis que começaram a ser exportados. A empresa possui três unidades fabris nos Emirados e sua capacidade produtiva é de 700 a 800 colchões por dia. Segundo a Intercoil, o faturamento aumentou de 10% a 25% nos últimos cinco anos.
Para que o setor industrial do país cresça ainda mais, o governo planeja construir uma série de zonas industriais, como a Abu Dhabi Industrial City. Outra região industrial, a Jebel Ali Free Zone Authority em Dubai, tem como objetivo aumentar o número de empresas operando na zona em 40% a 45% até 2006.

